20h : 02min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Vacina contra o HPV será oferecida aos meninos em 2017

O esquema vacinal será o mesmo para ambos os sexos: duas doses, a segunda 6 meses após a primeira

Comentar
Compartilhar
18 OUT 2016Por Da Reportagem17h33
Policlínicas de Santos oferecerão vacina contra o HPV para meninosFoto: Agência Brasil

A partir de janeiro do ano que vem, as policlínicas de Santos oferecerão a vacina contra o HPV para os meninos de 12 e 13 anos de idade, de acordo com decisão do Ministério da Saúde em expandir a oferta do produto na rede pública, hoje voltada apenas para as meninas de 9 a 13 anos.

O esquema vacinal será o mesmo para ambos os sexos: duas doses, a segunda 6 meses após a primeira. Os portadores do vírus HIV devem receber ainda uma terceira dose, cinco anos após a primeira.

HPV

Vírus com mais de 150 subtipos, dos quais cerca de 40 atingem a área das genitálias e do ânus. É muito comum relacionar esse vírus ao câncer, porque pelo menos 13 subtipos têm potencial de causá-lo e as lesões que aparecem antes de a doença se manifestar. Porém, a maior parte da infecções causadas pelo HPV não apresenta sintomas. Ou seja, por vezes o indivíduo não sabe que possui o vírus, transmitido por meio de relação sexual (sexo oral, anal, genital ou manual-genital) e parto.

Ainda não está comprovada a contaminação por meio de objetos, do uso de vaso sanitário e piscina ou pelo compartilhamento de toalhas e roupas íntimas.

Colunas

Contraponto

Construtora CredLar