X

Cotidiano

Uso de bicicletas continua após término da greve dos caminhoneiros

Os programas de compartilhamento e aluguel deste meio de transporte subiram 15% na cidade de Santos, chegando ao dobro de viagens no final de semana

Andressa Aricieri

Publicado em 10/07/2018 às 12:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Uso de bicicletas continua após término da greve dos caminhoneiros / Rodrigo Montaldi/DL

Nos dez dias de paralisação dos caminhoneiros, a procura por bicicletas aumentou.  Os programas de compartilhamento e aluguel deste meio de transporte subiram 15% na cidade de Santos, chegando ao dobro de viagens no final de semana. De acordo com dados do site de compras ‘Mercado Livre’, na semana do dia 3 de junho, em comparação com a semana anterior, a compra das magrelas cresceu: 63% a mais para as elétricas e 58% para as comuns.

Segundo dados da CET, o programa Bike Santos também teve um crescimento considerável de 14% nos dias úteis e, no final de semana da paralisação, 71%. Porém, em Peruíbe, não houve muitas mudanças. “Aqui quase todo mundo anda de bicicleta sempre, então foi bem normal”, conta Kelvyn Henrique, 24, morador da cidade. 

Já em outras cidades da Baixada Santista, as bicicletas foram tiradas da garagem e desenferrujadas. Um exemplo foi o motorista Pedro Venchiarutti, 20, que, para sair de casa, só tinha uma opção de transporte. “O carro não é minha primeira alternativa, evito ao máximo. Só se for um lugar longe”, comenta o morador de Santos que anda de bicicleta desde os oito anos. 

Neleia da Silva, 44, moradora de Praia Grande, é usuária assídua ­deste meio de transporte. “Eu costumava usar só o ­carro, mas depois que comprei a bicicleta, uso para todos os lugares que preciso ir”, diz a moça. 

Mesmo após 44 dias de a greve ter acabado, as 370 bicicletas do sistema ainda são retiradas todos os dias. Os 37 pontos ficam totalmente sem os transportes dependendo do horário, e até mesmo em dias de chuva. E ainda com tantos locais espalhados, a cidade de mais de 400 mil habitantes não dá conta. “A bicicleta é ótima, porque além de te levar para os lugares, também dá para fazer exercício físico”, finaliza Neleia.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter