X

Cotidiano

Usiminas demite 600 funcionários em dois dias

Estimativa é do Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista

Da Reportagem

Publicado em 21/01/2016 às 09:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Segundo Sassá, em dois dias, 600 empregados foram demitidos / Divulgação

Mais demissões marcaram a Usiminas durante o dia de ontem. Os desligamentos começaram a ser efetuados na última terça-feira, dia 19. A empresa suspenderá todas as atividades primárias de produção de aço até dia 31 e manterá em funcionamento apenas o setor de laminação de chapas de aço, que serão adquiridas de outras siderúrgicas.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista, Florêncio Rezende de Sá, o Sassá, em dois dias, serão feitas, ao todo, 600 demissões. As informações ainda não confirmadas pela Usiminas. Os sindicalistas se reuniram com representantes da empresa. Assim como na terça-feira, os trabalhadores dispensados fazem os exames demissionais e são levados para casa de táxi.

No primeiro dia demissões foram demitidos os primeiros 450 trabalhadores, entre eles alguns que estavam há quase 30 anos na siderúrgica e começaram a trabalhar quando a empresa ainda se chamava Cosipa. 

As dispensas começariam em 31 de janeiro, mas, como ocorreram problemas com o funcionamento do Alto-Forno 2 na passagem do ano, a Usiminas optou por antecipar o desligamento e iniciá-lo já na segunda-feira, dia 18, liberando os primeiros avisos de demissão. 

Do quadro atual, estimado em cerca de 4.200 trabalhadores diretos, permanecerão empregados na usina – dependendo do comportamento do mercado – cerca de 2.400. Oficialmente, a empresa atribui as dispensas à crise no mercado siderúrgico mundial e à concorrência da importação do mercado de aço chinês, a preços mais baixos.

Empresa

Em nota, a Usiminas confirma o desligamento de funcionários como consequência do ajuste em sua capacidade produtiva. “A Usiminas informa que iniciou hoje o desligamento dos empregados da Usina de Cubatão como consequência do ajuste em sua capacidade produtiva previamente anunciado. Para minimizar o impacto da medida e reduzir o número de demissões, a empresa realizou um estudo e vai redirecionar cerca de 300 empregados para atividades antes terceirizadas”.

A empresa garante que, com isso, o número de empregados diretos a serem desligados foi reduzido para um total de 1800. “Para os desligamentos, que seguem os cronogramas de desativação dos equipamentos, estão sendo priorizados empregados que já possuem alguma renda, como aposentados, e trabalhadores já em condições de se aposentar”.

Ainda em nota, a empresa também explica que “depois de nove reuniões de negociação com os sindicatos e o Ministério Público do Trabalho, a empresa também decidiu oferecer um conjunto de benefícios extras ao empregados desligados, como manutenção dos planos de saúde e odontológico por 3 a 6 meses; opção por auxílio-alimentação por até 4 meses ou retorno de férias correspondente a 20 dias de trabalho; pagamento de contribuição previdenciária por três meses; seguro de vida por até quatro meses; prioridade na recontratação quando da reativação dos equipamentos e treinamento para recolocação profissional, além de cartas de recomendação”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter