X

Cotidiano

Uma mulher é alvo de abuso online a cada 30 segundos, aponta Anistia

Uma das conclusões foi que 1,1 milhão de tuítes mencionando uma das 778 mulheres continua conteúdo considerado 'problemático' ou 'abusivo', uma proporção de 7,1% dos tuítes enviados

Folhapress

Publicado em 19/12/2018 às 14:07

Atualizado em 19/12/2018 às 14:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação

A cada 30 segundos, uma mulher é alvo de violência ou de abuso on-line no Twitter, apontou a Anistia Internacional em estudo divulgado nesta quarta-feira (19).

O estudo foi resultado de uma colaboração entre a entidade de direitos humanos e a companhia de software de inteligência artificial Element AI como parte do projeto Troll Patrol. Juntos, eles analisaram milhares de tuítes recebidos por 778 jornalistas e políticas nos EUA e no Reino Unido, representando várias opiniões políticas e ideológicas, no ano de 2017.

Uma das conclusões foi que 1,1 milhão de tuítes mencionando uma das 778 mulheres continua conteúdo considerado "problemático" ou "abusivo", uma proporção de 7,1% dos tuítes enviados.

De modo geral, mulheres mestiças (negras, latinas, asiáticas e outras) tinham 34% mais chance de serem mencionados em tais tuítes do que mulheres brancas.

Mulheres negras foram atacadas de maneira desproporcional, tendo 84% mais chance de serem alvo de ataques do que mulheres brancas.

O estudo considerou mensagens "problemáticas" como aquelas com conteúdo hostil ou nocivo e que podem reforçar estereótipos negativos ou prejudiciais contra determinado grupo de pessoas. Um exemplo citado é a mensagem "Seja uma boa menina, vá lavar a louça".

Já as mensagens "abusivas" violam as próprias regras de conduta do Twitter e incluem conteúdo que promove violência ou ameaças contra pessoas com base em sua raça, etnia, origem, orientação sexual, gênero, religião, idade e outros. Entre os exemplos estão desejos de morte ou de violência física, referências a eventos violentos, comportamentos que inspiram medo e outros.

A Anistia afirma que pediu repetidamente ao Twitter que divulgue dados abrangentes sobre a escala e a natureza dos abusos na plataforma, bem como sua resposta a eles, mas considera a atuação da empresa insuficiente.

Em março, a entidade divulgou o relatório Twitter Tóxico: violência e abuso contra mulheres on-line, que propunha passos a serem adotados pela plataforma. 

"O relatório concluiu que, como empresa, o Twitter não está cumprindo sua responsabilidade de respeitar os direitos das mulheres on-line ao não investigar de modo adequado e responder a relatos de violência e de abuso de maneira transparente, o que leva a muitas mulheres a se silenciarem ou censurarem na plataforma", afirmou a entidade. 

Na semana passada, o Twitter divulgou um Relatório de Transparência que incluiu uma seção sobre a aplicação de regras, uma das recomendações feitas pela Anistia.

"Estamos desapontados, no entanto, que a informação fornecida no relatório de transparência não vai longe o suficiente. Por exemplo, os dados incluídos não são desagregados por categoria de abuso reportado, mas simplesmente agregados em duas categorias, de 'abuso' e 'conduta odiosa'.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter