X

Cotidiano

Tribunal de Contas faz alerta a prefeito Caio Matheus

Órgão descobriu problemas de ordem fiscal e relacionados a aplicação desfavorável na Educação

Da Reportagem

Publicado em 15/09/2017 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ao analisar a receita, o órgão detectou situação desfavorável na Prefeitura de Bertioga, demonstrando tendência aos descumprimento das metas fiscais / Rodrigo Montaldi/DL

O relator Edgard Camargo Rodrigues, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TC-SP) emitiu notificações de alerta ao prefeito de Bertioga Caio Matheus, após a unidade regional de Santos do órgão ter acompanhado a gestão fiscal do Município. Ao analisar a receita, o órgão detectou situação desfavorável, demonstrando tendência ao descumprimento das metas fiscais.

O órgão também alerta que a receita previdenciária arrecadada acumulada ficou aquém da previsão orçamentária, demonstrando uma situação desfavorável, evidenciando “eventuais falhas na estimativa de arrecadação ou nos ­repasses das ­contribuições”.

Na educação, o Tribunal informa que com base na despesa líquida, Bertioga apresenta percentual de aplicação desfavorável ao disposto no artigo 212 da Constituição Federal, que preconiza que o Município deve investir no mínimo 25% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

O mesmo diagnóstico foi detectado com relação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb. “Esclarecemos que, em virtude do apurado, deverão ser observados as exigências contidas na legislação, a fim de evitar possíveis sanções de ordem administrativa e penal”, alerta o Tribunal.  

Procurada ontem para se posicionar sobre o alerta do Tribunal de Contas, a Prefeitura de Bertioga não se manifestou até às 19 horas, horário estipulado de fechamento da edição.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter