X

Cotidiano

Transporte põe em risco pacientes em São Vicente

Veículos da Prefeitura sobem e descem a serra com problemas de freios e parcialmente destruídos. Defensoria será acionada por usuários

Carlos Ratton

Publicado em 09/06/2017 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Portas danificadas do micro-ônibus tem que ser fechadas com cadeado; Situação da ambulância é preocupante e totalmente perigosa / Divulgação

Tragédia anunciada. Os veículos oferecidos pela Secretaria de Saúde de São Vicente para transportar, diariamente, crianças e adultos que precisam de atendimento em São Paulo (Capital) são completamente inseguros, colocando sob risco de morte os passageiros não só nas vias urbanas como, principalmente, na subida e descida da serra.

A denúncia é de uma usuária frequente do serviço, mãe de uma adolescente em tratamento no Hospital das Clínicas, indignada com a falta de cuidado da Prefeitura. Ela e mais um grupo de pacientes pretendem, nos próximos dias, procurar auxílio da Defensoria Pública.  

“Já vi pessoas caindo dentro do micro-ônibus por falta de sinto de segurança, após o motorista ser obrigado a frear. Já vi motorista parar na estrada de madrugada para tentar arrumar o carro para os pacientes não perderem as consultas. Por sinal, eles trabalham em situações precárias. Alguns chegaram a tirar dinheiro do bolso para consertar o veículo”, afirma a munícipe, que pediu para não ser identificada com medo de perseguição e perder o benefício, mesmo sob risco.

Ela e dezenas de outras pessoas não têm condições de pagar transporte particular. Ela conta que a porta do micro-ônibus não fecha e é necessário um cadeado improvisado. O painel encontra-se danificado. A cidadã enviou dezenas de fotografias que comprovam seu testemunho. A ambulância, por exemplo, tem problemas na tranca da porta; ferrugem por todos os lados; vidros do para-brisa e lanternas soltos (presos por fitas adesivas de forma improvisada); bancos rasgados; e problemas nos freios e câmbio.

“Corremos mais riscos de morte nas viagens do que com a doença. Já transportaram seis pessoas na ambulância – na maca, no banco lateral e outro na frente com o motorista”, revela, alertando que tem gente que perdeu a consulta por conta das más condições dos veículos, entre eles uma van, que também não possui condições nenhuma para continuar trafegando.

Crianças

Ela revela que, em média, de quatro a cinco crianças são transportadas todos os dias, com acompanhantes, nessas condições. Conta ainda que uma criança chegou a quebrar o dedo após uma freada brusca. “Já vi pessoas passando mal porque o carro estava praticamente sem freios na descida da serra”, denuncia.                        

As pessoas são recolhidas próximas de suas residências e o transporte é agendado pelo serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) da Prefeitura.

“Tem que marcar com 10 dias de antecedência, mas é comum avisarem que não tem vaga no carro e não podem fazer nada. Então, perdemos a consulta ou tiramos do nosso bolso, desequilibrando o orçamento doméstico. Tem pessoas que ficam esperando no ponto marcado e o carro não aparece por questões mecânicas”, conclui.

Prefeitura

Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), informa que há processo licitatório em andamento para manutenção dos veículos. A Sesau informa também que estuda formas de melhorar o transporte dos pacientes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter