X

Cotidiano

Testes rápidos para hepatite C são realizados no AME Aparecida

A testagem rápida de hepatite C dura cerca de 10 minutos e a pessoa não precisa estar de jejum para a sua realização

Da Reportagem

Publicado em 03/07/2018 às 18:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A atividade faz parte da programação do Julho Amarelo / Divulgação/PMS

Para ajudar a diagnosticar uma doença silenciosa, de fácil transmissão e que pode evoluir e levar à morte, o Grupo Esperança, com apoio da Prefeitura, está realizando a testagem rápida da hepatite C em locais de grande movimentação. A atividade, que faz parte da programação do Julho Amarelo – Mês de Luta contra as Hepatites Virais, teve início nesta terça (3) no AME Santos, ambulatório de especialidades do governo estadual à Rua Alexandre Martins, 70 (Aparecida), e seguirá quarta (4) e quinta (5), das 9h às 12h e das 13h às 16h.

A testagem rápida de hepatite C dura cerca de 10 minutos e a pessoa não precisa estar de jejum para a sua realização. Pode ser feita por quem tem mais de 12 anos, sendo o público-alvo pessoas com mais de 40 anos.

Os munícipes de Santos que tiverem resultado reagente serão encaminhados para o Serviço de Atendimento Especializado - SAE Adulto (Rua Silva Jardim, 94), da Secretaria de Saúde, e moradores de outras cidades para os serviços especializados dos respectivos municípios.

"A transmissão da hepatite C pode ocorrer com o compartilhamento de objetos perfurocortantes, como um aparelho de barbear ou alicate de manicure. O vírus permanece vivo fora do organismo por até 72 horas", explica o presidente do Grupo Esperança, Jeová Pessin Fragoso. Ele destaca a importância do diagnóstico precoce para evitar que a doença se desenvolva e possa causar cirrose hepática ou câncer no fígado, exigindo até a necessidade de transplante, lembrando que a doença tem cura e os medicamentos oferecidos pelo SUS têm eficácia de quase 100%.

Outras ações

A testagem rápida da hepatite C pelo Grupo Esperança também está prevista para ocorrer no posto do Poupatempo Santos (Rua João Pessoa, 246, Centro) nos dias 23, 24, 25 e 26 de julho, das 8h às 17h.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santos, por meio da Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas, oferta a testagem rápida para as hepatites B e C no Centro de Testagem e Aconselhamento (Rua Silva Jardim, 94) de segunda a sexta, das 8h às 12h. Outras iniciativas serão desenvolvidas durante o Julho Amarelo, entre elas capacitações de servidores, distribuição de material informativo e vacinação contra a hepatite B.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter