X

Cotidiano

TCE aponta escolas da região que ainda não entregaram kit escolar

A informação foi divulgada ontem e é fruto de um levantamento feito em 163 escolas em 144 municípios do Estado

Vanessa Pimentel

Publicado em 08/05/2018 às 08:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Quatro escolas da região foram visitadas / Rodrigo Montaldi/DL

Oitenta por cento dos alunos das escolas públicas do Estado estão sem uniforme e 56% ainda não receberam o material escolar. A informação foi divulgada ontem e é fruto de um levantamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), feito em 163 escolas em 144 municípios do Estado.

Na Baixada Santista, receberam a visita dos agentes as escolas municipais Padre José de Anchieta, em Cubatão; Vereador Francisco Figueiredo, em Guarujá; e Augusto de Saint Hilaire, em São Vicente. Em Santos, a escola vistoriada foi a Estadual Olga Cury.

Questionada, a prefeitura de Cubatão respondeu que a entrega de uniformes e kits escolares está prevista para este primeiro semestre.

Já a assessoria de Guarujá informou que os mais de 33 mil alunos da rede municipal começaram a receber os uniformes de verão ontem. Quanto aos uniformes de inverno, a entrega será realizada em outro momento, a ser divulgado em breve. Já o material escolar está sendo distribuído desde a semana passada.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Educação de Guarujá, Renato Pietropaolo, o atraso na entrega ocorreu devido aos recursos impetrados por empresas concorrentes, “o que é absolutamente previsto dentro de um processo licitatório”, explicou.

Em São Vicente, a Secretaria de Educação informou que não fornece kits (material e uniforme) na rede municipal.

Em Santos, a Diretoria de Ensino disse que na EE Olga Cury foram entregues todos os kits escolares e segundo a FDE (Fundação para o Desenvolvimento para Educação), responsável pela compra dos kits de material escolar, o atraso se deu após o pregão para aquisição destes materiais ser suspenso no início de 2018 pela justiça em decorrência de recurso por parte de uma das empresas concorrentes.

Em relação ao uso de uniformes, a Lei Nº 3.913, de 14 de novembro de 1983 destaca que o Estado não pode instituir o uso obrigatório de uniforme. Assim, a utilização só pode ocorrer após sua aprovação pelo Conselho de Escola, que definirá as alternativas viáveis para os alunos que não possam adquiri-lo ou não estejam usando, desde que não impeça a participação do estudante nas atividades escolares e nem o exponha à situação vexatória.

Estado

Os agentes ainda constataram que em 19% das escolas não houve controle na distribuição de materiais; 24% dos materiais entregues não são suficientes para todo o ano letivo e em 13% das unidades os livros estavam armazenados em lugares inadequados, como no chão e em estacionamento de veículos.

No caso dos uniformes, a porcentagem das roupas ainda não entregues ou que foram distribuídas após o começo das aulas sobe para 95% dos casos. Nessa área, as fiscalizações apontaram que em apenas 21% das escolas os alunos estavam vestindo os uniformes e que em 21% delas o controle de entrega não foi realizado.

A fiscalização ordenada do TCE que verificou o fornecimento de materiais, livros e uniformes em escolas municipais e estaduais foi realizada em 26 de abril por um corpo técnico de 163 Agentes da Fiscalização do TCE no interior, no litoral e na região metropolitana de São Paulo.

O relatório gerencial final, com os dados e informações de interesse público pode ser consultado pelo link https://bit.ly/2K2UMPB. Outro documento, com dados segmentados e regionalizados, será encaminhado aos Conselheiros Relatores dos processos das contas ligados às entidades fiscalizadas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter