Entrada da Cidade

Show pirotécnico do Réveillon pode atrair cruzeiros marítimos a Santos

O espetáculo local se apresenta como alternativa das mais interessantes para os turistas, que atualmente contam apenas com cruzeiros para a festa da virada no Rio de Janeiro

Comentar
Compartilhar
24 DEZ 2017Por Da Reportagem15h01
Este ano, Santos terá 16 minutos de show pirotécnicoFoto: Divulgação/PMS

Com o segundo maior show pirotécnico de Réveillon do país, Santos pode se transformar em opção para os cruzeiros marítimos nessa época do ano.

A possibilidade foi estudada durante reunião do secretário de Turismo Rafael Leal com Marco Ferraz e João Tomaz, respectivamente presidente e gerente executivo da Clia Abremar Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos).

Conforme explicaram os executivos da Clia, o espetáculo local se apresenta como alternativa das mais interessantes para os turistas, que atualmente contam apenas com cruzeiros para a festa da virada no Rio de Janeiro. Este ano, Santos terá 16 minutos de show pirotécnico, proveniente de 17 toneladas de fogos instalados em 10 balsas posicionadas no mar, entre os canais 1 e 6, a uma distância de 400m entre elas.

Impacto econômico

Durante o encontro, realizado na sede da Setur, Marco Ferraz solicitou a intermediação da secretaria, no sentido de o comércio local oferecer atendimento diferenciado para os tripulantes. A cada escala, ele estima a movimentação média de mil tripulantes.

De acordo com estudos desenvolvidos pela Clia, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, o impacto econômico médio gerado pelo cruzeirista, em cada cidade de escala, é de R$ 559,80.

Apesar da redução no número de viajantes, face à diminuição do fluxo de cruzeiros na costa brasileira, a temporada 2016-2017 apresentou impacto da ordem de R$ 1,607 bilhão na economia e na geração de empregos, beneficiando vários segmentos do comércio nos destinos turísticos, operadoras e agências de viagem.

Colunas

Contraponto