X

Cotidiano

Servidores realizam protesto por melhores condições

Funcionários reivindicam reajuste salarial, aumento de auxílio-saúde e reclamam de situação do fórum

Publicado em 05/05/2016 às 11:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Manifestação foi realizada no início da tarde e contou com a participação da maioria dos servidores públicos / Matheus Tagé/DL

Um grupo de servidores da Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, da comarca de Mongaguá, realizou um protesto ontem, em frente ao fórum. Entre as reivindicações da categoria estão o reajuste salarial e o aumento do auxílio-saúde.

“Estamos na ‘Quarta-feira de luta’. Todas às quartas realizamos as nossas reivindicações salariais. A nossa defasagem salarial já ultrapassa os 20%, queremos o auxílio-saúde no valor de 500 reais”, explicou Michel Iorio Gonçalves, presidente da Associação dos Funcionários e Servidores do Poder Judiciário da Baixada Santista e Litoral Sul (Assojubs).

No caso de Mongaguá os problemas se estendem a estrutura utilizada pelos servidores. Atualmente, eles se concentram em um espaço ao lado da Câmara Municipal.

“O prédio não tem condição nenhuma de trabalho. Ele não possui saída de emergência. A situação lá dentro é totalmente inadequada”, disse Gonçalves, que ainda destacou presença de ratos na unidade e a falta de climatização no ambiente de trabalho.

Um novo fórum já foi inaugurado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), em dezembro de 2015, mas ainda não foi repassado ao Tribunal de Justiça.

“Se já foi inaugurado, os funcionários já deveriam estar trabalhando lá junto com magistrados e dando atendimento à população. A justificativa para ainda não ter sido entregue ao Judiciário é que o prédio ainda possui pendências na obra. Os detalhes não sei ao certo. A obra não foi entregue ao Tribunal. Parece que está a cargo da Secretaria de Justiça, do Executivo”, comentou o presidente da Assojubs.

Campanha

A ‘Quarta-feira de luta’ é realizada pela Assojubs, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Judiciario Estadual na Baixada Santista, Litoral e Vale do Ribeira do Estado de São Paulo (Sintrajus).

“Nós já estivemos em Praia Grande, São Vicente e Cubatão. Hoje estivemos em Itanhaém e agora em Mongaguá. Semana que vem, dia 11 de maio, estaremos em Santos, fechando a ‘Quarta-feira de luta’. Nas quartas-feiras aconselhamos os funcionários a virem de preto para reivindicar a defasagem salarial, um auxílio-saúde decente, a valorização do escrevente, do assistente social, do psicólogo, do oficial de Justiça. Da categoria em geral”, explicou Michel Iorio Gonçalves.

“Temos que ser valorizados. Quem entra no serviço público sabe que o trabalho é árduo, só que não é valorizado”, completou.

Mulher tenta atear fogo no fórum

No dia 26 de abril, uma mulher ameaçou atear fogo dentro do fórum do Tribunal de Justiça de Mongaguá.
Segundo funcionários, ela aparentava e estar calma e havia ido ao local para tratar de um processo cível.

No entanto, ela começou a se alterar, retirou uma garrafa de álcool da bolsa e começou a espalhar o líquido pelo local.

Um funcionário conseguiu se aproximar da mulher e retirar a garrafa das mãos dela. A situação causou apreensão nos servidores.

“Se a moda pega. Começou em São Paulo, já teve aqui”, comentou um servidor que não quis se identificar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter