X

Cotidiano

Segurança no comércio de São Vicente é reforçada

Lojas e shoppings da região se preparam para receber os consumidores de última hora

Rafaella Martinez

Publicado em 08/12/2018 às 09:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

São Vicente foi a primeira cidade da região a anunciar o horário estendido do comércio / Nair Bueno/DL

Com a proximidade do Natal e o aumento na circulação de pessoas nos centros comerciais, as prefeituras organizaram um esquema de segurança para garantir a tranquilidade e coibir o comércio ilegal.

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, os lojistas devem aguardar um crescimento cauteloso nas vendas. Os produtos que devem figurar entre os mais vendidos são os eletrônicos, as roupas e os calçados.

São Vicente foi a primeira cidade da região a anunciar o horário estendido do comércio. Desde a última segunda (3) as lojas estão autorizadas a funcionar em horário especial, das 9h às 22h. Normalmente, os estabelecimentos atendem até 19h.

Com o aumento da circulação de pessoas, também já foi intensificada a fiscalização sobre o comércio irregular. A orientação da Secretaria de Comércio é que o consumidor não adquira produtos dessa forma, uma vez que pode colocar em risco o comprador, além de não haver garantias legais de troca da mercadoria. A Guarda Municipal também aumenta o efetivo na região central no período.

A Prefeitura de Santos informa que a Guarda Civil Municipal intensificará o patrulhamento com viaturas durante o período de funcionamento do comércio.

Em Mongaguá, o comércio em geral possui autorização para trabalhar até o  limite de 22 horas. A Prefeitura destaca ainda que estão previstas forças-tarefas ao longo de toda a temporada, abrangendo os corredores comerciais da região central, Agenor de Campos e Plataforma.

A expectativa do comércio de Bertioga é que os comerciantes ampliem o horário de funcionamento de seus estabelecimentos para aproveitar o incremento das vendas de Natal e maior volume de turistas e visitantes que frequentam a Cidade nessa época. A cidade recebe o reforço de 290 homens da Polícia Militar e Civil que trabalham em parceria com o Coibe (Centro Operacional de Imagens de Bertioga), que monitora por câmeras as principais ruas e avenidas.

De acordo com o Setor de Fiscalização do Comércio ligado à Secretaria Municipal de Finanças de Cubatão, o comércio convencional está autorizado a funcionar até às 22h, todos os dias da semana.

Já a Secretaria de Segurança Pública informou que haverá reforço policial na cidade por conta da Operação Verão a partir de 18 de dezembro. Haverá a atuação de outros 40 policiais, 4 viaturas e 3 motocicletas no patrulhamento nas ruas da cidade e nos entornos das principais rodovias que cortam o município.

O comércio de Peruíbe funciona, em geral, até às 21h. Será reforçado o Patrulhamento na área comercial, com viaturas da GCM e PM, principalmente no período que antecede o Natal, devido ao aumento de pessoas nessas áreas.

Já em Guarujá, a Secretaria de Defesa e Convivência Social de Guarujá (Sedecon) realizará entre os dias 17 e 24 deste mês a Operação Papai Noel. A ação vai intensificar o patrulhamento na Avenida Thiago Ferreira (Vicente de Carvalho) e ruas adjacentes. O objetivo é oferecer segurança e conforto a todos que irão às compras. Além disso, os corredores comerciais também serão patrulhados, tais como a Avenida Santos Dumont e Avenida Oswaldo Cruz.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter