X

Cotidiano

Seção Ambulatório de Especialidades precisa de socorro em Santos

Inaugurado em 2006 para funcionar por dois anos, o local já está há 10 atendendo precariamente

Carlos Ratton

Publicado em 08/12/2016 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cerca de duas mil pessoas e 140 funcionários sofrem com o calor e as péssimas instalações / Matheus Tagé/DL

A frase impressa em uma bonita placa inaugural, de 2006, assinada pelo então prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB), diz o seguinte: “zelar pela saúde é, acima de tudo, um ato de responsabilidade”.

Na prática, cerca de duas mil pessoas e 140 funcionários (80 médicos) sofrem todos os dias para ser atendidos e trabalhar na Seção Ambulatório de Especialidades (Seambesp), localizado na Avenida Conselheiro Nébias, 199.

O galpão, que serve como base para fornecer medicamentos, realizar consultas, exames, procedimentos e tratamentos em geral está agonizando por falta de manutenção. Na verdade, o imóvel era provisório e serviria apenas por dois anos. No entanto, já se passaram 10 e a situação é totalmente insalubre, não poupando crianças e idosos.  

Quem procura ajuda médica no local, das 7 às 17 horas, tem a sensação que está numa sauna. Isso não só porque o telhado é de amianto e está cheio de furos, mas porque todos os ar-condicionados não funcionam por falta de manutenção.

O mesmo ocorre com alguns consultórios. Tem aparelho instalado de forma errada. A manutenção foi pedida há quatro anos e nada.

Não existe ventilação porque o galpão só tem entrada e não tem saída, o que pode ser um agravante em caso de incêndio. Há infiltrações, goteiras e proliferação de pombos. Vale lembrar que o local atende pessoas com problemas respiratórios e infecções nos pulmões.

Segundo um funcionário, o equipamento já não comporta o volume de pessoas. “É o equipamento que mais atende e o que menos recebe atenção. Não existe prioridade. Há equipamentos obsoletos e que já deveriam ser trocados. Está difícil”, disse o servidor, que por razões óbvias pediu para não ser identificado.

Câmara

A falta de prioridade e as condições insalubres do equipamento chegou à Câmara pelas mãos do vereador Sérgio Santana (PR) que, antes da Reportagem, esteve vistoriando o Seambesp.

Em um requerimento endereçado ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), Santana acrescentou salas desativadas, painel de senhas desconfigurado, aparelhos de exames quebrados, atrasos no atendimento e tempo de espera acima do razoável.

O parlamentar está fazendo uma série de questionamentos, como se existe previsão de mudança de local ou reforma do prédio. Santana também quer saber se existe programação para manutenção dos aparelhos de ar.

Prefeitura

A Prefeitura informou ontem que a Secretaria Municipal de Saúde está em busca de um novo imóvel para abrigar o Ambulatório e que o sistema de ar condicionado está passando por manutenção. “O telhado recentemente trincou em alguns pontos devido a ação do tempo”, resumiu.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter