X

Cotidiano

Em alerta, Santos precisa de doação de sangue

Com as férias e festividades de final de ano, os bancos de sangue recebem menos doadores, prejudicando os estoques

Caroline Souza

Publicado em 14/12/2018 às 08:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No Hemonúcleo, apenas 493 doações foram realizadas em novembro, o ideal são mil mensais / Nair Bueno/DL

“Infelizmente, o número de doadores diminui nesta época do ano, devido às festas e férias”. A observação é do médico responsável pelo Banco de Sangue da Santa Casa de Santos, Dr. Edmir Boturão. Para se ter uma ideia, o Hemonúcleo de Santos precisa receber mil doações por mês para suprir todas as necessidades, mas conseguiu apenas 493 em novembro. Já na Santa Casa, recebeu 50 doações no último mês, quando o ideal são 80.

Com as redes sociais, pedidos de doação para quem sofre acidente ou necessita de transfusão costumam viralizar. No entanto, o sangue é essencial em muitas situações, como atendimentos de urgência, realização de cirurgias e tratamento de pessoas com doenças crônicas. Uma única doação pode ajudar de duas a quatro pessoas.

Apesar de os estoques da Santa Casa de Santos e do Hemonúcleo, que fica no Hospital Guilherme Álvaro, não estarem em estado crítico, ambos necessitam de doadores com fator Rh negativo, principalmente o tipo ‘O’ negativo.

“Por esse motivo é importante fortalecer as campanhas de doação de sangue, para que os estoques possam suprir as demandas habituais e emergências”, completa Boturão.

Confições para doar

A doação é permitida para quem está em boas condições de saúde; tem entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;  e pesa no mínimo 50 quilos. Além disso, é preciso estar descansado e alimentado.

No dia da doação, basta comparecer a um dos bancos de sangue com um documento oficial com foto.

Mulheres podem doar no máximo três vezes por ano, respeitando o intervalo mínimo de três meses entre as doações. Para os homens, o número de doações aumenta para quatro por ano, e o intervalo diminui para dois meses.

Impedimentos

Entre os impedimentos temporários estão: resfriado (aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas); gravidez; 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana; amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses); ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; tatuagem definitiva nos últimos 12 meses; qualquer procedimento endoscópico (aguardar seis meses); entre outros.

Quem teve hepatite após os 11 anos de idade; tem evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; faz uso de drogas ilícitas injetáveis; ou teve malária, está permanentemente impedido de realizar a doação.

Onde doar

O Hemonúcleo de Santos do Hospital Guilherme Álvaro fica na Rua Oswaldo Cruz, nº 197,  Boqueirão.
O atendimento é de segunda à sexta, das 8h às 12h30. Não é necessário agendamento. Mas, quem prefere realizar a doação com hora marcada pode agendar pelo aplicativo ‘Time do Sangue’.

Já o banco de sangue da Santa Casa de Santos ­funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h; e aos sábados das 7h às 11h. O endereço é Av. Dr. Cláudio Luiz da Costa, nº 50, Jabaquara.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Atenção São Vicente! Município anuncia cadastramento do IPTU para 2025; entenda

Contribuintes poderão solicitar o boleto digital a partir de 1 de maio

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter