X

Cotidiano

Santos busca solução para o lixo marinho

A Cidade deu início a uma parceria com a Agência de Proteção Ambiental da Suécia, já que o país é um dos pioneiros a acabar com o lixo

Vanessa Pimentel

Publicado em 19/09/2018 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O lixo marinho é um problema que aflige o mundo todo / Rodrigo Montaldi/DL

O lixo marinho é um problema que aflige o mundo todo, mas as cidades litorâneas, por motivos óbvios, acabam lidando com a questão diretamente. Buscando amenizar os impactos, ONG’s, cidadãos comuns e órgãos públicos trabalham em busca de soluções e, principalmente, de uma forma de conscientizar as pessoas. Mas, porque mesmo com grandes campanhas e a divulgação quase que diária dos riscos da poluição marinha, a sociedade não muda o comportamento?  

Para tentar solucionar a questão, Santos deu início a uma parceria com a Agência de Proteção Ambiental da Suécia, já que o país é um dos pioneiros a acabar com o lixo.

“Há uma falha na nossa comunicação, então queremos aprender como mudar isso com a Suécia. Eles têm um plano de comunicação brilhante e conseguem transformar informações, às vezes muito técnicas e chatas, em algo que as pessoas se identificam e mudam, de fato, os hábitos”, explica Gabriela Otero, coordenadora técnica da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) e coordenadora do projeto de cooperação entre Santos e a Suécia.

Para explicar detalhes de como o estudo será encaminhado, membros da delegação do país estiveram na cidade ontem pela primeira vez.  

O projeto começou em julho deste ano e terá 12 meses de duração, divido em oito etapas, entre elas: coleta de resíduos em área de mangue e faixa de areia para composição do banco de dados; identificação dos resíduos e origem do descarte; estimativa e apontamento dos erros na gestão em solo que facilitam a chegada deles ao mar. Após o diagnóstico, um plano de ações será apresentado com o objetivo de reverter a situação.

A expectativa é de que, em 45 dias, esse levantamento esteja concluído. Em novembro, dois servidores da equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Santos serão capacitados por técnicos da ISWA/Sepa na Suécia.
Durante cinco dias, terão contato com prefeituras suecas para saber como lidam com a questão do lixo.  

De volta a Santos e com as informações levantadas em cada etapa, técnicos daqui e da Suécia trabalharão em cima de sugestões de ações prioritárias, além de debates municipais e de outras entidades em workshop previsto para o início de 2019. Dessa forma, será traçado um plano estratégico para Santos eliminar o lixo marinho, com ações de curto, médio e longo prazos.

A pesquisa, que não tem ônus para a Prefeitura, é fruto de uma parceria que envolve a Administração Municipal, Sepa e a Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA), que no Brasil é representada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Como é na Suécia

O país europeu não possui aterros sanitários e não utiliza a palavra “resíduo”, já que todo lixo é reaproveitado integralmente como recurso, seja por meio da reciclagem, da recuperação energética ou do aproveitamento da fração orgânica.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter