X

Cotidiano

Rompimento de barragem: fornecimento de água é restabelecido em Pindamonhangaba

Segundo a Sabesp, o abastecimento havia sido interrompido na manhã de ontem devido a problemas na qualidade da água

Agência Brasil

Publicado em 10/02/2016 às 19:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O fornecimento de água em Pindamonhangaba, no interior paulista, foi retomado no final da noite desta terça-feira (9). Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o abastecimento havia sido interrompido na manhã de ontem devido a problemas na qualidade da água causados pelos rejeitos vindos de uma barragem de mineração que se rompeu em Jacareí, também no interior paulista.

O acidente, ocorrido na última sexta-feira (5), lançou material rejeitado da mineração de areia no Rio Paraíba do Sul. Com isso, o abastecimento em 70% da cidade de São José dos Campos teve de ser interrompido do final da tarde daquele dia até o meio da tarde de sábado (6).

Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a empresa Rolando Comércio de Areia depositava na barragem, irregularmente, rejeitos de outra mineradora que está com as atividades paralisadas e em processo de renovação de licença.  O lançamento não autorizado elevou o nível de sedimentos na lagoa, o que resultou no rompimento da estrutura, lançando os rejeitos no Paraíba do Sul, rio que abastece cidades de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A Cetesb informou que deve anunciar a até sexta-feira (12) as sanções à mineradora.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

Apuração

Vereador pede auditoria externa na Prefeitura e Câmara de Santos

Reportagens do Diário estimulam mais controle de gastos e aquecem o clima eleitoral dentro da Câmara de Santos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter