X

Cotidiano

Renato Donato está apto para concorrer às eleições

O indeferimento se deu por conta da ausência da Certidão Criminal de Segundo Grau da Justiça Estadual na papelada entregue à Justiça Eleitoral

Da Reportagem

Publicado em 16/09/2016 às 11:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Decisão sobre situação do candidato de Mongaguá foi divulgada no site do Tribunal Regional Eleitoral ontem / Luiz Torres/DL

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou ontem por meio de seu site que o candidato à Prefeitura de Mongaguá Renato Donato (PSB), assim como seu vice Fernando Gonçalves (REDE) e todos os candidatos a vereador da Coligação Novo Tempo, estão aptos para concorrer às eleições de outubro.

O indeferimento se deu por conta da ausência da Certidão Criminal de Segundo Grau da Justiça Estadual na papelada entregue à Justiça Eleitoral, contudo, o protocolo deste documento foi anexado à documentação enviada.

“O que nos faltava era a certidão criminal de segundo grau. A partir do momento que não consta nada em primeiro grau, essa certidão se torna dispensável”, afirma Renato Donato. “Nunca duvidamos de que nossa candidatura seria ­regularizada, tanto que seguimos nossa campanha normalmente”, ­comemora o ­prefeiturável.
Segundo o advogado do partido, Rodrigo Vitorino Martins, não houve impugnação de registro de candidatura.
“Feito o pedido de registro de candidatura junto à Justiça Eleitoral, poderá aquele que tem interesse jurídico requerer a impugnação do candidato ou coligação, fato este que não ocorreu.”

O curto prazo para a entrega da documentação foi, inclusive, questionado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo em nota divulgada em agosto, conforme trecho a seguir. “Que, em face da exigência legal de apresentação de certidões da Justiça Estadual pelos candidatos nas eleições municipais que se ­aproximam, foram requeridas ao Egrégio Tribunal de Justiça mais de 80 mil certidões. A par dos esforços daquele Egrégio ­Tribunal, que deslocou quase 100 ­funcionários exclusivamente para emitir referidas certidões, o fato é que não se conseguiu, até o momento, quando inclusive o prazo de sua apresentação já se esgotou, que todas aquelas certidões fossem emitidas”.

Entenda

A documentação exigida pela Lei Eleitoral foi entregue pela Coligação Novo Tempo dentro do prazo.A Certidão da Justiça Estadual de Segundo Grau foi juntada ao processo na última sexta-feira, quando a assessoria jurídica do candidato opôs embargos de declaração da decisão que indeferiu o registro de candidatura. Entretanto, o juiz da 189ª Zona Eleitoral de Itanhaém negou o pedido do respectivo incidente processual.

Diante do ocorrido, a assessoria jurídica recorreu no último domingo ao TRE, a fim de reformar a sentença de 1º grau, com o recurso a Justiça Eleitoral alterou o status do candidato de “Inapto” para “Apto”. A decisão ainda precisa ser confirmada pelo TRE, mas a coligação Novo Tempo está confiante.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter