X

Cotidiano

Redação do Enem: qual será o tema deste ano?

Em meio a uma vasta gama de temas que valem a reflexão da sociedade, qual deve ser o escolhido para a redação deste ano?

Vanessa Pimentel

Publicado em 02/11/2018 às 10:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Enem completa 20 anos em 2018 / Rodrigo Montaldi/Arquivo DL

Ano de eleições presidenciais e para governos estaduais, Senado e Congresso Nacional. Embates políticos, fake news e a imprensa tentando mostrar o que é verdade e o que é mentira sobre as notícias disparadas nos sites e redes sociais. Ao mesmo tempo, muita discussão sobre conservadorismo x diversidade, racismo, assédio, aquecimento global, educação à distância, corrupção, entre tantos outros assuntos polêmicos. Em meio a uma vasta gama de temas que valem a reflexão da sociedade, qual deve ser o escolhido para a redação do Enem 2018?

Já consagrado como exame que não só avalia o Ensino Médio, mas conta pontos para a entrada em universidades, o Enem completa 20 anos. E muitas vezes sai na contramão das expectativas, por isso, para fazer o “spoiler” de qual deve ser o tema da redação 2018, a professora de gramática e redação do Colégio Notre Dame, Karen Andrade, analisa as possibilidades e dá dicas para quem vai enfrentar as provas dia 4 e 11 de novembro.

Segundo a docente, os temas abordados no Enem sempre têm referência social, por isso é importante estudar sobre representação das minorias. “Talvez este não seja o tema da redação neste ano, mas o assunto pode vir embutido nas questões”, diz.

Quanto à redação, Karen diz que por ser ano eleitoral e pelos últimos acontecimentos envolvendo fake news, uso das redes sociais e liberdade de ­expressão, é possível que o tema da redação aborde um desses assuntos.

“Sobre política em si dificilmente falarão porque está mal discutido. Para estar bem preparado é preciso saber sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, sobre Acessibilidade, Democracia e Direitos Humanos, sempre questões atuais e que precisam de certo conhecimento para conseguir contextualizar e estruturar uma boa redação”.

Dicas

Atenção: ao escrever a redação tente deixar a letra legível, evite fazer desenhos ou ­observações endereçadas aos corretores da prova, e use a norma legal da ­língua.  
Karen também faz um lembrete. “Evite posições extremadas para se expressar. O importante é ser claro na proposta e usar argumentos que demonstrem conhecimento sobre o tema”.

Proposta de intervenção

A proposta de intervenção é a elaboração de uma solução para o problema abordado, com respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Para que a redação contemple este critério, o candidato precisa, além de explicar o tema, propor uma solução viável para o problema.  “Ou seja, ao concluir o texto, ele apresenta também uma solução para o que foi discutido ao longo da redação”, explica Karen.  

Dia da Prova

As dicas para fazer uma boa prova já são conhecidas pelos estudantes: descanse, coma refeições leves, mantenha a calma.

Além disso, é preciso ficar atento ao que levar: só vale documento de identificação original, oficial e com foto. Cópias simples, cópias autenticadas ou documentos sem foto não serão aceitos.

Se você perdeu ou teve o documento roubado será preciso apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação.

Obrigatório

Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;
Documento oficial de identificação original com foto.

Aconselhável

Cartão de Confirmação de Inscrição;
Declaração de Comparecimento impressa para assinatura do Chefe de Sala (caso precise do documento).

Proibido

Borracha;
Caneta de material não transparente;
Corretivo;
Dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes)
Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens;
Impressos e anotações;
Lápis;
Lapiseira;
Livros;
Manuais.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Nesta quarta (24), PAT Guarujá oferece 42 vagas de emprego

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

São Vicente

São Vicente abre agenda para castrações de cães e gatos

Tutores devem apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter