X

Cotidiano

Provocações mútuas dão o tom do debate de Mongaguá

Primeiro debate com os candidatos à Prefeitura de Mongaguá foi realizado nesta terça-feira (23)

Rafaella Martinez

Publicado em 24/08/2016 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Candidatos apresentaram suas propostas para a cidade / Rodrigo Montaldi/DL

O primeiro debate dos candidatos à Prefeitura de Mongaguá foi marcado por críticas e provocações mútuas. A situação foi recorrente durante os três blocos onde os candidatos tiveram a oportunidade de fazer perguntas entre si. Participaram do encontro os cinco postulantes ao cargo no município: André Bahia (PTC), Artur Prócida (PSDB), Jacó Neto (PP), Rafael Redó (DEM) e Renato Donato (PSB).

Parte das provocações partiram do atual prefeito de Mongaguá, professor Artur Prócida, que tenta a reeleição no pleito de 2016. O candidato questionou a suposta inexperiência dos postulantes mais jovens e relembrou problemas de gestões anteriores. Em confronto ao candidato do DEM, Prócida afirmou que o mesmo não possuía em seu histórico o registro de atividade profissional. Em resposta, Rafael Redó destacou que um dos motivos pela pouca experiência é a falta de empregos no município ocasionada pela gestão do PSDB, sigla do atual prefeito. Na tréplica, Prócida afirmou que ‘governar a cidade não é um jogo de ­videogame’.

Em outro momento, quando o candidato Jacó Neto disse que a cidade enfrenta problemas graves, o prefeito questionou se o candidato não estaria ‘relembrando da gestão de seu pai, da qual fez parte’. Em relação ao candidato Renato Donato, destacou que compreende que parte do plano de governo é ilusória devido à inexperiência do mesmo. Donato rebateu a crítica dizendo que Mongaguá não alcançou patamares maiores nos últimos anos, pois a atual administração não se atualizou em gestão pública.

Em resposta ao tom do debate, todos os candidatos aproveitaram o tempo destinado para as considerações finais para rebater as provocações. Redó citou Esopo ao afirmar que ‘ninguém é tão jovem que não tenha nada a ensinar e nem tão velho que não tenha nada para aprender’. Artur elencou a necessidade de ter à frente da Prefeitura candidatos preparados e Donato destacou que há anos os sobrenomes das famílias dos candidatos Jacó Neto, Rafael Redó e Artur Prócida se alternam no poder.

Com serenidade e aproveitando as oportunidades e perguntas para falar de propostas e planos de governo, o candidato Renato Donato, que atualmente cumpre o ­primeiro mandato na Câmara, se destacou no debate. Candidato pelo PTC, o empresário André Bahia foi pouco expressivo e por diversas vezes afirmou que não tinha muito conhecimento sobre os problemas do município, mas queria ­administrar para garantir o crescimento de ­Mongaguá.

Propostas

No primeiro bloco, os candidatos responderam perguntas sobre temas variados, enviados pelos internautas do Santaportal.

Primeiro a responder, o vereador Renato Donato discursou sobre as propostas para o funcionalismo público, como a implantação do Cartão Cidadão e a realização de concurso para o preenchimento de vagas na Guarda Municipal, na saúde e na educação. Outros temas abordados pelo candidato nos blocos seguintes foram a necessidade da realização de um amplo projeto de macrodrenagem para solucionar o problema das enchentes e o investimento no setor turístico para gerar empregos e fomentar a ­economia local.

André Bahia se contradisse em sua fala inicial sobre a distribuição de praças e jardins na cidade. No primeiro momento o candidato afirmou que a quantidade era elevada e que todas careciam de revitalização. ­Posteriormente, disse que a quantidade era pequena. Bahia falou também sobre o ­número elevado de ­desempregados no município e a necessidade de existir uma universidade em ­Mongaguá.

O atual prefeito, Artur Prócida, evidenciou os feitos de seus governos anteriores em sua fala inicial, sobre os problemas habitacionais diante do atual cenário econômico. O candidato destacou que programas como o ‘Minha Casa, Minha Vida’ não foram adiante na atual gestão por conta da crise à nível estadual e federal e que a questão será ­prioridade na nova gestão. Prócida destacou também os feitos da gestão nas áreas de saúde e educação. Em dado momento, quando confrontado sobre a UPA pelo candidato Renato Donato, Prócida disse que conseguiu com o Governo do Estado ajuda para resolver os problemas da  UPA.

Jacó Neto explanou sobre suas propostas para saúde e questionou o atraso na entrega da Unidade de Pronto Atendimento, bem como o fato de há 8 anos Mongaguá não possuir uma maternidade. Jacó também citou o estado de algumas obras públicas e a necessidade de investimento nos esportistas da cidade, por meio do projeto Bolsa-Atleta.

Candidato do DEM, Rafael Redó destinou poucos segundos para explanar sobre a acessibilidade, tema da primeira pergunta. Sem citar projetos para a temática, fez críticas à forma como a atual gestão lida com a questão.
Mais centrado nos demais blocos, o candidato discursou sobre os planos para a geração de empregos no município; a necessidade de implantação de cursos técnicos para capacitação dos jovens e a necessidade de interlocução com as outras esferas de poder para garantir recursos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter