X

Cotidiano

Prova do Enade tem importância maior que apenas avaliação

Os cursos avaliados neste ano serão os bacharelados nas áreas de Administração, Comunicação Social, Psicologia, Direito e alguns que conferem diploma de Tecnólogo

Andressa Aricieri

Publicado em 24/11/2018 às 09:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Estudantes devem levar caneta esferográfica preta transparente e documento de identificação / Rodrigo Montaldi/Arquivo DL

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2018 será aplicado amanhã a partir das 13h30. Mais de 550 mil estudantes concluintes do Ensino Superior farão a prova, requisito obrigatório para a colação de grau. Além do exame, o Questionário do Estudante teve de ser preenchido até o último dia 21. Os cursos avaliados neste ano serão os bacharelados nas áreas de Administração, Comunicação Social, Psicologia, Direito e alguns que conferem diploma de Tecnólogo.

A cada ano, faculdades de diferentes áreas são avaliados. Em 2016, cursos voltados para saúde tiveram sua vez, e ano passado foram os com base em ciências exatas, como Engenharias, Arquitetura e Tecnologia da Informação. A avaliação compara Universidades em todo o âmbito nacional.

Kelvyn Henrique é estudante de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Ele é uma das pessoas que fará a prova e conta que acha a avaliação muito importante para medir o nível de cada instituição e curso. “Sempre falamos que a educação deve melhorar, mas é difícil saber quais áreas devem ser melhores se os próprios alunos não participarem”, afirma. A nota varia de 1 a 5, onde os valores de 1 e 2 são considerados ruins, 3 pode ser descrito como regular e 4 e 5 são ótimos.

Robson Bastos é coordenador de Jornalismo e sabe que ninguém gosta de ser avaliado, porém é a única forma que as Universidades têm para aferir como os cursos estão se desenvolvendo. No final, as notas de cada estudante se juntarão em uma média do curso, o que pode fazer com que ele seja melhor ou pior visto.

“O Enade afeta programas como Fies, ProUni, e os alunos que farão a prova amanhã vão deixar um legado para os outros anos. O próximo ciclo de avaliação de ciências exatas vai ocorrer só em 2021”, explica.

Outra aluna que está se preparando para a prova é Thayná Soares, também de Jornalismo. “Infelizmente, a grade educacional no Brasil exige que façamos uma prova para medir conhecimento, mas não posso negar que ela é importante”, comenta a moça.

Como se preparar?

Para realizar a prova tranquilamente, Bastos afirma que os estudantes devem dormir cedo para estarem bem descansados. “No dia da prova os alunos devem comer alimentos leves, levar garrara de água e estar com roupas confortáveis. É importante chegar cedo e na hora da prova se atentar aos anunciados, analisar e relembrar matérias que teve ao longo do curso para responder corretamente”.

O que levar?

Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente e um documento de identificação é o permitido levar amanhã. Lápis, borracha, régua ou canetas de outras cores não serão permitidos.

O local de prova está disponível no site do INEP desde o dia 15 de novembro. Assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), abertura dos portões será ao meio dia e fechamento às 13h.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

LIBERTADORES 2024

Pela Libertadores, Palmeiras vence Del Valle por 3 a 2

Ideia inicial de Abel Ferreira foi colocar um time bastante defensivo para anular a pressão inicial do Del Valle

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter