X

Cotidiano

Programação de férias vai além dos shoppings em Santos

Empresas oferecem curso de jardinagem e oficina de brinquedos reciclados para as crianças

Vanessa Pimentel

Publicado em 08/07/2017 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Amigos se uniram para reaproximar as pessoas e a natureza, além de resgatar valores antigos nas crianças / Divulgação/Morphos Ambiental

“Já ouvi pessoas dizendo que agora a jardinagem está na moda e não é isso. Na verdade estamos retomando nossas origens”, diz o biólogo Pedro Trasmonte, ao explicar sobre a ideia da Morphos Ambiental, empresa que existe há dois anos em Santos, em parceria com o engenheiro agrônomo Maykon Canesin, e oferece oficina de hortas em apartamentos cursos de jardinagem e educação ambiental para adultos e crianças.

De acordo com Pedro, o modo de vida atual das pessoas fez com que o laço com a terra se perdesse, porém, a ‘volta às origens’ parece ganhar cada vez mais adeptos.

Maykon também acredita que, principalmente nas cidades grandes e com o processo da verticalização, a distância entre o homem e a natureza cresce ainda mais. “Não se vê mais terra. É preciso trazer de volta este contato”, afirma.

Para influenciar nesta tendência, os profissionais da área ambiental investiram na empresa, a princípio, como consultoria e produção de jardins e hortas caseiras, mas com o tempo perceberam que não estavam conseguindo alcançar o propósito de reviver nas pessoas o prazer de mexer com a terra.

“Como nós produzíamos cuidávamos dos jardins, as pessoas ainda se mantinham afastadas de todo o processo. Então mudamos o foco e passamos a capacitá-las para que elas mesmas cuidem de suas plantas e voltem a ter o prazer de ter o contato com terra e cozinhar com as ervas produzidas em sua própria horta”, explica Maykon.

E com o objetivo de despertar esta vontade cada vez mais cedo, os dois pretendem ocupar o tempo livre das férias das crianças ensinando a plantar, tanto que a primeira oficina de jardinagem Kids acontece na próxima quinta-feira (13).

“Já dei aulas de jardinagem em escolas e uma vez, em São Paulo, notei que as crianças não queriam tirar os sapatos para pisar na grama porque para elas, aquilo era sujo. Outras se incomodavam com a textura e queriam colocar o sapato de volta. Isso não aconteceria se elas vivessem mais ao ar livre”, explica Pedro.

O curso é uma nova opção para as férias escolares, período preenchido geralmente com atividades rotineiras das grandes cidades: shopping, cinema, passeios e consumo. “Elas vão conhecer a importância das plantas e como cultivar o seu próprio jardim de forma muito divertida, estimulando a calma, o aprendizado, a coordenação, os sentidos e a interação social”, detalha.

Alfarroba Ateliê ensina receitas sem uso de fogo para os pequenos

Há cerca de seis meses, a nutricionista Giovana Canno se uniu a Pedro e Maykon na empreitada de tentar mudar a relação das pessoas com a forma como se alimentam. “Eles ensinam a ter uma horta, eu ensino sobre a alimentação, aí tudo casou”, brinca Giovana.

Surgiu então a ideia do Alfarroba Ateliê Culinário. “Estava triste com a profissão. Sentia que a nutrição ia além do que estava fazendo. Na área médica se trata tudo com remédios, quando na verdade é melhor lidar com a prevenção e isso começa na forma como a pessoa se alimenta”, explica.

Ela mantém o atendimento em consultório, porém, garante que os pacientes aprendem a funcionalidade dos alimentos e os benefícios de cozinhar com os temperos cultivados em casa.

“As pessoas procuram os profissionais em nutrição somente pela estética, pela beleza. Fisicamente estão todos muito bem, mas internamente estão doentes. Digo que há uma busca pelo ‘padrão instagram’ de ser”, acredita Giovana.

Por isso, com o objetivo de resgatar a simplicidade na nova geração, a nutricionista também oferece curso de férias para os pequenos. As inscrições para os cursos vão até domingo (09) e podem ser feitas pelos telefones (13) 99687 3261 e (13) 9 8171 1183. Podem participar crianças de 5 a 9 anos.

Programação

Dia 10: Alimentação e Saúde – Educação nutricional, brincadeiras antigas e ginástica para crianças. Com Giovana Canno (nutricionista) e Lais Castro (Personal Trainer). Horário: 13h às 17h;

Dia 11: Reciclagem - Transformação de materiais em brinquedos;

Dia 12: Culinária Kids – preparação de receitas sem o uso de fogo, pondo a mão na massa com a nutricionista Giovana Canno;

Dia 13: Jardinagem para Crianças – interação com a natureza e conhecimentos sobre sementes, flores e vegetais. Com o biólogo Pedro Trasmonte e eng. Agrônomo Maykon Canesin, da Morphos Ambiental;

Dia 14: Encerramento – Piquenique Funcional – Diversas brincadeiras que fecham os temas trabalhados na semana, incluindo Piquenique, formatura e entrega de certificados.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter