Entrada da Cidade

Programa Via Rápida Emprego começa a funcionar em Cubatão e beneficia 210 pessoas

Os participantes, na maioria jovens, estão frequentando cursos de qualificação para o mercado de trabalho

Comentar
Compartilhar
12 MAR 2018Por Da Reportagem20h18
As aulas são dadas em três unidades móveisFoto: Divulgação/PMC

Duzentos e dez cubatenses, a maioria formada por jovens, passaram a frequentar nesta segunda-feira (12), e durante 20 dias, os cursos de capacitação profissional do programa estadual Via Rápida Emprego, que funcionará em Cubatão em parceria com a Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável (Semed).

As aulas são dadas em três unidades móveis, estacionadas no Kartódromo Municipal, junto à sede da Prefeitura, e em salas do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), na Rua Dr. Fernando Costa.

Os postos móveis funcionarão em três períodos. No Kartódromo, estão os cursos de confecção industrial (vestuário profissional e pedagógico) , imagem pessoal (manicure, pedicure, cabeleireiro) e hospitalidade, voltado à atividade hoteleira (garçom, barman, entre outros)..Cada um desses cursos funciona em uma unidade móvel e tem 60 aunos, sendo 20 por período. No PAT, foi instalado o curso de Assistente de Logística, com 30 alunos.

"Na atual conjuntura econômica, com alto desemprego, a competição no mercado de trabalho é maior e acumular conhecimento é muito importante", afirmou o prefeito Ademário de Oliveira, ao discursar na solenidade de abertura dos cursos. Estiveram presentes, também, o deputado estadual Caio França e os vereadores Ivan da Silva e Marcio Silva Nascimento - que, na Câmara Municipal, se empenharam para que o Via Rápida viesse para Cubatão.

O deputado Caio França lembrou que, com a crise no setor industrial, base da economia de Cubatão, a qualificação profissional se tornou necessária para que os trabalhadores tenham mais chances na disputa pelas vagas oferecidas pelas empresas.

Os vereadores, em seus discursos, lembraram aos alunos que devem aproveitar ao máximo a oportunidade que o Via Rápida lhes está proprocionando.

A professora Clara Magalhães, coordenadora dos cursos do Via Rápida, destacou a importância que o programa deu à cidade: "Das 29 unidades móveis que o Via Rápida tem para atender aos mais de 600 municípios  do Estado de São Paulo, três estão em Cubatão". Essa importância também foi destacada pelo secretário municipal, de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, Benaldo Melo de Souza.

O Via Rápida Emprego é desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou quer ter seu próprio negócio.

Ao final, o prefeito e o deputado, com as demais autoridades, visitou uma das carretas do Via Rápida, preparada para os cursos de corte e costura, e trocou idéias quanto à possibilidade de apoio estadual a um projeto de criação de mercado de trabalho envolvendo alunas do curso.de confecção industrial.

Colunas

Contraponto