X

Cotidiano

Programa Verão no Clima tem início nesta sexta-feira em Praia Grande

Ação de conscientização permanece até dia 6 de março

Da Reportagem

Publicado em 04/01/2019 às 04:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No dia 20 acontece o mutirão de limpeza e a inscrição limita-se a 100 participantes / Divulgação/PMPG

Até o dia 6 de março Praia Grande recebe a ação Verão no Clima. A campanha de educação ambiental é promovida pelo Governo do Estado e pastas municipais. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) agrega o programa às ações já realizadas na Cidade em prol de conscientizar munícipes e turistas sobre o descarte correto do lixo manter as praias limpas e promover a educação ambiental.

A iniciativa visa conscientizar a população sobre a responsabilidade que cada um tem pela geração de lixo bem como o descarte consciente do mesmo, evitando assim poluir áreas de lazer e que nossas praias sejam alvo de tal descarte. Além de Praia Grande, o projeto Verão no Clima abrange as demais cidades da Baixada Santista, Vale do Ribeiro e Litoral Norte.

A finalidade da ação é a não geração de resíduos, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Para isso, monitores especialmente treinados farão abordagens educativas junto aos frequentadores das praias.

O enfoque da ação será de forma que incentive turistas e munícipes a trazer uma sacolinha ou algo do tipo para coletar os resíduos gerados por eles durante aquele período, e assim que saírem da praia estes resíduos sejam descartados nos devidos contentores.

“A ideia é incentivar a população na destinação correta dos resíduos produzidos na praia, a intenção é aproveitar a sacolinha que a pessoa trouxe com alguma coisa e reaproveite essa embalagem para levar o lixinho que foi feito ali. Isso é uma forma de não geração de mais lixo”, destaca o secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Israel Lucas Evangelista.

Este ano a ação contará com três tendas, sendo uma fixa e duas itinerantes. As atividades nas tendas acontecem de sexta a domingo, com exceção do período de Carnaval quando a jornada será de sexta-feira (dia 01/03) à quarta-feira de cinzas (dia 06/03) ininterruptamente.

Nos locais, as equipes abordam os banhistas ao acessarem a faixa de areia e também visitam os guarda-sóis para orientar os veranistas. As tendas serão montadas nas seguintes disposições:

Tenda 1 (tenda fixa) - Mirim – altura da Avenida dos Sindicatos
Tenda 2 (itinerante) – Boqueirão (Rua Paris); Aviação (Rua Nicarágua); Tupi (Rua Potiguares)
Tenda 3 (Itinerante) – Ocian (Rua José de Alencar); Caiçara (Av. Nossa Senhora de Fátima); Flórida (Rua Íris)

Continuidade

A iniciativa foi inspirada no conceito do projeto Operação Praia Limpa iniciado em 1987, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente. Posteriormente, a ação foi absorvida pelas prefeituras em atividades locais para conscientizar os turistas e frequentadores das praias da necessidade de mantê-las limpas, evitando, assim, a propagação de doenças e a degradação do meio ambiente.

Programação:

No dia 20 acontece o mutirão de limpeza e a inscrição limita-se a 100 participantes, onde deverão preencher a ficha de inscrição no site. Serão entregues 100 kits contendo boné, camiseta, saco de lixo e luva de borracha. O endereço para se inscrever é https://www.ambiente.sp.gov.br/veraonoclima/mutirao/. Previsão que o início do evento aconteça às 8h30 na praia do Boqueirão.

Dia 9 de fevereiro, às 19h, na praça Duque de Caxias acontece a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Nesta edição o filme apresentado será o Blue – Triste Oceano.

Além destes eventos, a secretaria do Meio Ambiente prevê ainda a realização de uma caminhada, ainda a definir, para marcar mais essa edição do projeto Verão no Clima em Praia Grande.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

Guarujá

Mais de 40 vagas de emprego serão ofertadas no PAT de Guarujá, nesta terça (23)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter