X

Cotidiano

Primeira infância será tema de Seminário Metropolitano em Santos

O evento acontece entre 12 e 13, com a participação de educadores renomados e especializados na área

Da Reportagem

Publicado em 18/06/2016 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Fabiana e Eneida anunciam o Seminário da Primeira Infância, que vai ocorrer em Santos e está sendo organizado pela Organização Mundial para Educação Pré-Escolar / Matheus Tagé/DL

Nos próximos dias 12 e 13, no Buffet L´arcanciel – Avenida Presidente Wilson, 143, no José Menino, acontece o I Seminário Metropolitano da Primeira Infância (de zero a seis anos). O encontro é organizado pela Associação Regional da Baixada Santista da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP), entidade consultiva da Unesco e da Unicef.

A chefe da Seção de Educação Infantil do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Santos, professora Fabiana Riveiro, e a relações públicas da OMEP, Eneida Paes e Lima, revelaram a importância da participação dos educadores da região por conta o alto grau técnico dos palestrantes, entre eles o professor especialista e consultor em Educação Infantil, Vital Didonet, e a pesquisadora internacional e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Gisela Wajskop.

“Dividimos o seminário em quatro etapas. O professor Didonet vai falar sobre Diretrizes para as Políticas da Primeira Infância, que é preciso colocar em prática na região, e a doutora Gisela Wajskop vai proferir a palestra Brincar Letrado, que visa, entre outras coisas, formar cidadãos leitores. Ambas as palestras ocorrerão no dia 12, a primeira na parte da manhã e a outra na parte da tarde”, afirma Fabiana. 

A Pedagoga Fabiane Vitiello, que vai falar sobre Vivenciando Espaços na Educação Infatil, e o professor Edinho Paraguassu, que vai proferir palestra sobre Atividades Rítmicas Expressivas, serão os palestrantes do dia 13. “O espaço para educação infantil não pode ser escolarizante. É preciso pensar e reaproveitar o espaço para o desenvolvimento pedagógico da criança. Educação Infantil é um espaço para professores e não para babás e nem cuidadoras. O professor é o profissional ideal para cuidar, gestar e pensando os espaços”, adianta a Fabiana. 

Eneida Lima, completa alertando que a proposta não envolve somente as redes públicas. “Os educadores que ministram nas escolas privadas também devem participar, pois também há equívocos muito grandes na iniciativa privada. As leis brasileiras para a primeira infância são as melhores do Mundo, mas é preciso conhecimento e cumprimento delas”, finaliza. 

Para participar do Seminário é preciso pagar uma taxa de R$ 200,00, por intermédio de depósito em nome da OMEP pelo banco Itaú (341), agência 0268, conta corrente 67681-4. O depósito precisa ser enviado para [email protected]. Os telefones para outras informações são (13) 3231-2736/99783-8258.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Avançam as obras da Avenida Álvaro Guimarães, na Zona Noroeste de Santos

Serviços serão completados com o assentamento do detalhe arquitetônico em mosaico português e plantio de grama

Guarujá

Nesta quinta-feira (2), PAT de Guarujá oferta 17 vagas de emprego

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter