X

Cotidiano

Prefeitura interdita asilo em Guarujá

Caso foi encaminhado ao Conselho Municipal do Idoso e Ministério Público

Da Reportagem

Publicado em 15/06/2018 às 21:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um asilo de idosos, que funcionava no bairro Jardim Cunhambebe, no distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá, foi interditado definitivamente pela Vigilância Sanitária Municipal, na última terça-feira (12). O estabelecimento foi fechado devido ao descumprimento às resoluções da Diretoria Colegiada (RDC) n.º 283/2005 da Anvisa e da Secretaria Estadual de Saúde n.º 123/01, além do Estatuto do Idoso.

A ação foi conduzida pela Secretaria de Saúde (Sesau), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas). Os sete idosos, que estavam no local, foram encontrados em meio a uma série de irregularidades, dentre elas alimentação precária, falta de funcionários suficientes e estrutura física inadequada, com grande risco para os abrigados.

Além dessas irregularidades, o Abrigo não possuía registro no Conselho Municipal de Defesa do Idoso e no Programa de Atendimento ao Idoso. Outro aspecto relevante, apontado pelas fiscais da Vigilância Sanitária, é quanto à irregularidade na alimentação dos moradores do lar e as más condições de higiene.

O diretor de Vigilância em Saúde de Guarujá, Marco Antonio Chagas exalta a importância das ações. "Vamos continuar fazendo essas vistorias e, em muitos casos, a única saída para a preservação da saúde do idoso é a interdição do local. Nossa tolerância é zero para descaso, omissão e maus tratos", concluiu.

A Casa já havia sido interditada no mês de março, em um antigo endereço, onde apresentava as mesmas irregularidades. A proprietária do local terá até 10 dias para contatar as famílias dos idosos. O caso foi encaminhado ao Conselho Municipal do Idoso e ao Ministério Público.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Neste começo de semana, PAT de Praia Grande está com vagas de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Santos

UME Irmã Maria Dolores deverá ser entregue em setembro, em Santos

Nova escola do bairro Vila Nova poderá atender 174 alunos, mais que o dobro das 83 vagas do imóvel que ocupa atualmente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter