X

Cotidiano

Prefeitura entrega as chaves para 60 famílias do Conjunto Habitacional Imigrantes

Solenidade ocorreu na manhã deste sábado (25), no Centro Esportivo Romerão

Publicado em 25/04/2015 às 18:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Na manhã deste sábado (25/04), no Centro Esportivo Professor Ayrton Romero da Nóbrega, o "Romerão", que fica na Rua Embaixador Pedro de Toledo, 365 - Centro aconteceu a cerimônia de entrega de chaves de apartamentos do Conjunto Habitacional Imigrantes a 60 famílias da Vila Esperança. Na maioria moradores que foram vítimas do incêndio no núcleo habitacional Sítio Novo, no início deste ano. Há também famílias dos núcleos da Vila CAIC e do Dom Pedro. A ação faz parte do programa de urbanização da Vila Esperança e está sendo desenvolvida por meio do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC-1, com recursos da Prefeitura, do Governo Federal e do Governo do Estado.

Os apartamentos têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro e área de serviço, distribuídos por 44,72 metros quadrados. O núcleo conta com área de lazer e quadra de esportes, centro comunitário e academia da terceira idade. Alguns apartamentos são adaptados para pessoas com necessidades especiais.

"Hoje é um dia muito especial para vocês e para nós", disse a prefeita Marcia Rosa agradecendo o empenho de todas as secretarias municipais, da parceria com o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento  Habitacional Urbano (CDHU), da  Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), da Caixa Econômica Federal (CEF) e todos os moradores que não perderam a fé e a esperança depois da tragédia de perderem suas casas no incêndio do núcleo habitacional Sítio Novo, local onde residiam.

Marcia falou da importância das novas moradias serem transformadas em um verdadeiro lar. "Cada um de vocês vai fazer dessa nova casa um lar. Nelas vocês irão proteger e cuidar de suas famílias". A prefeita emocionada falou do exemplo de vida da mãe, D. Darcy Chumbo. "Ela sempre lutou para criar os filhos e continua trabalhando em prol das causas sociais. Aos 80 anos de idade e a frente do Fundo Social de Solidariedade ela dá o exemplo que  ajudar o próximo não tem idade. Sinto muito orgulho dela".


Prefeitura entrega as chaves para 60 famílias do Conjunto Habitacional Imigrantes (Foto: Aderbau Gama)



Para o secretário de Habitação do Município, Silvano da Silva Lacerda o dia é de alegria e comemoração. "O Governo Municipal se empenhou em vencer todo o processo burocrático, para que todas as famílias pudessem receber as suas novas moradias com mais rapidez. Estou muito feliz em ter contribuído para realizar o sonho de todos vocês".

Luiz Carlos Rachid, gerente regional da CDHU, que na ocasião representou o presidente da instituição, Marcos Penido, parabenizou todos pelo empenho e dedicação nesse processo. "Esse projeto é singular, pois foi realizado com a participação dos governos federal, estadual e municipal". Concluiu dizendo às famílias presentes: "Vocês não irão para uma nova casa, mas sim, para um lar".

Representando o Poder Legislativo, o vereador Fábio Alves, o Roxinho disse que esse é um momento único para as famílias contempladas. "Vocês estão recebendo as chaves de suas casas próprias, o sonho de vocês está sendo realizado, esse é o início de uma nova vida".

Luziene dos Santos barros, grávida de 4 meses estava muito emocionada. Com a chave nas mãos ela definiu a sensação como "um sonho que se tornou realidade". Ela e o marido Rafael estão ansiosos para a mudança. Luziene é uma das famílias vítimas do incêndio no Sitio Novo. "Para nós é um recomeço, vamos ter um lugar seguro para criar nossa filha".Luziene foi uma das cinco famílias que na solenidade receberam simbolicamente as chaves dos apartamentos.

O casal Francisco da Silva Saldanha e Maria de Lima Saldanha, casados há 41 anos, pais de cinco filhos conta que um de seus filhos é deficiente e precisa de cuidados especiais. "Estamos muitos felizes pela nossa nova casa. Lá começaremos uma nova etapa de nossas vidas e o nosso filho vai poder se locomover com mais facilidade, pois o imóvel é adaptado".

Estiveram presentes à solenidade, a prefeita Marcia Rosa de Mendonça Silva; o vice-prefeito Donizete Tavares do Nascimento; os vereadores Fabio Alves, Ivan da Silva Hildebrando, Jair do Bar e Ademário de Oliveira.  Também David Augusto Almeida (gerente de relacionamento da CPFL), Luiz Carlos Rachid (gerente regional da CDHU), além de secretários municipais e outros membros da equipe de Governo.

Após a solenidade os moradores assinaram os contratos e receberam as chaves dos apartamentos. De acordo com Ana Carolina Correia Rosa, diretora de desenvolvimento comunitário da secretaria municipal de Habitação, a mudança das famílias para as novas moradias acontecerá a partir da próxima semana. A ordem será definida conforme o agendamento no setor de habitação.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter