X

Cotidiano

Prefeitura de Santos irá recorrer sobre suspensão de obra

Segundo a Administração, desde outubro do ano passado, os setores envolvidos com o Projeto Piloto estão em consulta com os órgãos federais e estaduais

Da Reportagem

Publicado em 16/01/2018 às 10:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Segundo a prefeitura, os setores envolvidos no projeto estão em consulta com os órgãos federais e estaduais desde outubro e nenhum manifestou impedimento / Rodrigo Montaldi/DL

Após a Justiça determinar, na última sexta-feira, a paralisação imediata das obras que visam minimizar o impacto das ressacas na Ponta da Praia, a Prefeitura afirmou que tomará as providências necessárias para reverter a decisão.

Segundo a Administração, desde outubro do ano passado, os setores envolvidos com o Projeto Piloto estão em consulta com os órgãos federais e estaduais, tais como a Secretaria de Patrimônio da União, Codesp, Marinha, Sabesp, Ibama e Cetesb, mas nenhum dos órgãos consultados manifestou impedimentos em relação ao projeto.

O Ibama informou à Prefeitura que não é competência federal o licenciamento deste projeto.

Já a Cetesb disse, num primeiro momento, que não havia impedimento por parte do órgão acerca da implantação do Projeto Piloto e recomendou consulta ao Ibama. Em outro documento, manifestou que o projeto dispensava de licenciamento ambiental, uma vez que a atividade não está inserida no rol daquelas de competência da Cetesb, e recomendou ­novamente consulta ao Ibama, o que a Prefeitura já havia ­realizado.

“Portanto, por ser de baixíssimo impacto ambiental e diante da manifestação dos dois órgãos, a Prefeitura entende que está dispensada da licença ambiental e, nesta segunda-feira (ontem), tomará as providências necessárias para reverter a decisão judicial. A Prefeitura informa ainda que antes de iniciar a obra realizou audiência pública com os moradores da Ponta da Praia, que há muito tempo esperam por uma intervenção dos poderes públicos municipal, estadual e federal para resolver o problema da erosão e mitigar os impactos da ressaca”, explicou.

Em relação ao processo que o Ministério Público Estadual pretende abrir contra o secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos, Júlio Eduardo dos Santos, por ter iniciado as obras sem o devido licenciamento ambiental, a Prefeitura informou que não foi notificada, por isso não irá se manifestar.

O caso

A decisão da Justiça de paralisar a obra é da juíza Patrícia Naha, da 3ª Vara da Fazenda ­Pública da Cidade, e se baseou na falta de licenciamento ambiental para a execução do ­projeto.

Na ação, os promotores de Justiça Daury de Paula Júnior, da Promotoria de Urbanismo e Meio Ambiente de Santos, e Nelisa Olivetti de França Neri de Almeida, do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) levantaram a possibilidade de danos ecológicos e desperdício de dinheiro público pela falta de licença.

A magistrada diz que parece necessário o estudo de eventual transferência do processo de assoreamento ou erosão para praias vizinhas e seus impactos, por exemplo, na Praia do Góes, no Guarujá.

O projeto visa a colocação de geotêxtis contendo sedimento da própria praia no mar. A intervenção seria feita por meio colocação de um quebra-mar em dois segmentos transversais, feitos de geotêxtil e preenchidos com areia no mar da Ponta da Praia, sobre um tapete anti-sovacação ou anti-erosivo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter