X

Cotidiano

Prefeitura de Cubatão propõe reunião com o Estado sobre viaduto

A cidade teme que isolamento do bairro continue mesmo com o novo viaduto e quer debater pendências com o DER na próxima semana

Da Reportagem

Publicado em 30/04/2016 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Prefeita vistoriou as obras do novo viaduto para analisar mudanças que ainda não beneficiam moradores do bairro / Divulgação/PMC

Às vésperas da entrega ao tráfego do novo Viaduto Rubens Paiva, a Prefeitura de Cubatão ainda tem dúvidas de que a obra solucionará os problemas de isolamento do bairro Jardim Casqueiro, causados pela precariedade do antigo Viaduto 31 de Março, construído há 40 anos.

Segundo a Administração Municipal, reforçam estas dúvidas o fato de não ter sido construída uma nova alça de ligação direta sobre a Via Anchieta, que funcionaria como alternativa ao viaduto, e o fechamento, ocorrido há alguns dias, da ligação direta do bairro à estrada marginal, no quilômetro 59.

A prefeita Marcia Rosa (PT) vistoriou o local da obra nesta semana para analisar as pendências.

Estas questões foram debatidas também na manhã de ontem, em reunião de técnicos da Secretaria de Obras, coordenada pelo secretário Luiz Carlos dos Santos. O encontro teve por objetivo analisar as alternativas que a Prefeitura apresentará aos órgãos do Estado responsáveis pela obra (Dersa, DER e Ecovias). Segundo o secretário, a Prefeitura encaminhará ofícios àqueles órgãos, com detalhamento dos problemas pendentes e solicitação de reunião técnica para tratar do assunto já na próxima semana. No mesmo documento, segundo Santos, serão apresentadas propostas de soluções para aplicação imediata, já que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) pretende entregar o novo sistema de acessos ao tráfego no início de maio.

Uma dessas propostas é a manutenção da mão dupla de direção no antigo Viaduto 31 de Março. Seria a compensação pelo fato de não ter sido construída a alça de ligação direta entre o Casqueiro e as vias de acesso ao Centro. Sem essa alternativa, segundo os técnicos da Secretaria de Obras, mais uma vez os moradores ficarão isolados quando ocorrerem grandes congestionamentos causados pelo excesso de caminhões na Anchieta e na estrada marginal.

A Prefeitura defende, também, alternativas que possibilitem acessos diretos da Anchieta ao Casqueiro, que compensem o fechamento dos acessos tradicionais, principalmente o do quilômetro 59. Entre as mudanças que a Dersa quer colocar em prática está a que exige que os motoristas locais desloquem-se até o bairro do Jardim São Manoel, em Santos, a fim de conseguirem o retorno que lhes permitam ingressar nas vias de acesso a Cubatão.

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura já havia se manifestado contra essa medida e nas gestões a serem feitas. Agora, solicitará a construção de novo acesso para que os moradores do Jardim Casqueiro e núcleos próximos possam entram na Via Anchieta, sem necessidade de se deslocarem até Santos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter