Praias de Santos e São Vicente estão impróprias

Segundo boletim da Cetesb, apenas o município de Itanhaém está com todas as praias classificadas como próprias para o banho

Comentar
Compartilhar
27 JAN 2017Por Da Reportagem10h00
Todas as praias de Santos estão classificadas como impróprias para o banho de marFoto: Matheus Tagé/DL

Todas as praias de Santos e São Vicente estão impróprias para o banho, de acordo com boletim divulgado ontem (25) pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Na Baixada Santista, apenas Itanhaém tem todas as praias classificadas pelo órgão como próprias para o banho de mar.

Em Guarujá, as praias da Enseada, nos trechos Estrada de Pernambuco, Rua Chile e Avenida Santa Maria, de Pitangueiras (Avenida Puglisi) e Perequê foram consideradas impróprias. Na mesma situação se encontram as praias Real, Jardim Solemar e Vila Mirim, em Praia Grande.

Em Peruíbe, apenas as praias da Avenida São João e de Balneário São João Batista estão próprias para o banho de mar.

Em Bertioga, a praia Enseada – Vista Linda foi considerada imprópria. Nas mesmas condições estão as praias de Agenor de Campos e Central, em Mongaguá.

A Cetesb não recomenda o banho de mar nas praias classificadas como impróprias, especialmente após a ocorrência de chuvas de maior intensidade. Deve-se evitar a ingestão da água do mar e ter atenção redobrada com crianças e idosos, que são mais sensíveis e menos imunes do que os adultos.

Alta da maré e chuva podem provocar alagamentos

Os moradores da região devem ficar atentos a possíveis alagamentos. Isso porque há previsão de alta da maré hoje e amanhã, com pico às 4h e às 16h dos dois dias. Segundo a Defesa Civil de Santos, as ondas devem atingir 1,6 metro na região da entrada do canal do Porto, conforme dados do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Ainda de acordo com o órgão, não há possibilidade de ressaca.

A chegada de uma frente fria ontem, que deve favorecer a ocorrência de chuvas moderadas entre hoje e amanhã, pode ocasionar alagamentos em bairros da Zona Noroeste, como Alemoa, Caneleira, Bom Retiro, Jardim Castelo e Jardim Rádio Clube.

A Defesa Civil de Santos orienta os moradores dessas áreas, caso ocorram inundações, que protejam móveis e desliguem eletrodomésticos e evitem o contato com a água a fim de se prevenir de doenças infectocontagiosas. Caso haja necessidade de socorro o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo 193. Já as pessoas que residem em imóveis que apresentarem problemas estruturais devem solicita vistoria preventiva pelo 199.

Temperatura

Nesta sexta-feira (26) a temperatura máxima deve atingir os 27°C e a mínima 22°C, segundo o Instituto Climatempo. Amanhã (28) o tempo deve melhorar um pouco e o sol aparecer ao longo do dia. No entanto, ainda é prevista pancadas de chuva e muitas nuvens pela manhã. O calor deve aumentar. A máxima prevista é de 31°C e a mínima 22°C.

No domingo (29), o tempo permanece instável, com sol e previsão de pancadas de chuva a qualquer hora do dia. A temperatura mínima prevista é de 23°C e a máxima 30°C.

Colunas

Contraponto