X

Cotidiano

Praia Grande tem problemas pontuais para temporada

Com parte da orla reurbanizada, município tem na área da segurança a principal reclamação

Rafaella Martinez

Publicado em 05/12/2016 às 11:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com 22,5 quilômetros de extensão, a costa de Praia Grande é dividida em 12 praias; município é um dos mais visitados na temporada / Rodrigo Montaldi/DL

Com boa parte da orla revitalizada e equipada com câmeras de monitoramento, Praia Grande tem, novamente, na pasta de segurança o principal problema para a temporada de verão. A reportagem do Diário do Litoral esteve na cidade escutando moradores e turistas. Eles afirmam que a revitalização é positiva e atrativa, no entanto, é preciso investimentos efetivos no policiamento das praias.

Moradora do bairro Vila Caiçara, Julia Marconato questiona a revitalização da orla, que ainda não chegou até a região. “Sei que os serviços começaram na parte mais turística, mas nós ainda aguardamos as melhorias aqui. O serviço de limpeza das praias é eficaz, mas há problemas na orla que precisam ser solucionados”, aponta.

Um dos problemas foi sentido pela também moradora Ivone Manoel, de 56 anos. Um desnível no solo fez com que a aposentada quase sofresse uma queda. A cena foi presenciada pela reportagem. “É um perigo para quem anda pela região. Várias pessoas de idade já caíram e a Prefeitura não faz nada. Apenas falam que a revitalização chegará aqui, mas nunca chega”, afirma.

Questionada sobre os problemas apontados, a Prefeitura disse que realiza constantemente a manutenção e a limpeza da orla e inclusive executa o nivelamento da faixa de areia, muitas vezes desnivelada pela ação do tempo e ressaca da maré.

Destacou ainda que a praia do Caiçara será contemplada com as obras de remodelação da orla, aos moldes do já realizado entre os Bairros Canto do Forte e Mirim, que incluirá, além de melhorias paisagísticas, de iluminação e de lazer, também com a instalação novas câmeras de monitoramento. Esta segunda etapa dos trabalhos foi iniciada na altura da Avenida Nossa Senhora de Fátima, no Caiçara, e devem seguir ao longo de 2017.

Moradores questionam falta de segurança e maior efetivo policial

Trabalhando na orla da praia há mais de 10 anos, o comerciante Ádamo Oliveira afirma que já presenciou inúmeros assaltos na região. Ele questiona a falta de policiamento em toda a orla, em especial no bairro Mirim, onde estão instaladas algumas colônias de férias.

“Praticamente todos os dias vemos assaltos rápidos acontecendo na praia. Os meninos passam de bicicleta e arrancam as correntinhas ou roubam celulares de uma forma tão rápida que a gente nem consegue ver. Eu mesmo já socorri turistas desesperados algumas vezes aqui em frente (da loja). Precisamos de uma base policial na praia, não apenas na temporada, mas durante todo o ano”, desabafa.

Durante toda a orla de Praia Grande a reportagem encontrou apenas um carro da polícia militar trafegando na Vila Caiçara e uma patrulha da Guarda Municipal, instalada na Orla da Aviação.

A Prefeitura informou, por meio de nota, que Praia Grande receberá 360 policiais militares, além de 40 policiais rodoviários e 10 policiais civis, a partir do dia 19 de dezembro, dentro da Operação Verão. Por parte da Guarda Civil Municipal (GCM) todo o efetivo da corporação (390 integrantes) estará atuando durante a temporada em escala extra de serviço. Para isso, foram suspensas todas as férias e licenças-prêmios desde o início de dezembro.

O comando da Guarda já está elaborando ações com enfoque nas áreas de maior concentração de pessoas na Cidade, como a orla da praia, grandes centros comerciais e ruas e avenidas de maior movimento. No patrulhamento serão usados carros elétricos e quadriciclos, além de viaturas quatro rodas e motocicletas.

Donos de quiosques apontam problemas em rede de escoamento de águas pluviais

Com o quiosque instalado ao lado de uma das saídas do sistema de ­captação de águas pluviais, Jonathan Figueiredo afirma que a saída constante de água – mesmo quando não está chovendo – afasta os consumidores, que pensam que a água que corre em direção ao mar é esgoto.

“Reclamamos da queda nas vendas por conta desse problema para a Administração, mas ­ninguém faz nada. É ­triste, pois não temos como mudar o quiosque de ­lugar. Queremos saber por qual motivo a água escoa sem parar e também pedimos para que esse serviço seja melhor sinalizado”, aponta o vendedor.

Questionada, a Prefeitura de Praia Grande disse que realizou em dezembro de 2014 a modernização do sistema de captação de águas pluviais, com a implantação de painéis de controle eletrônicos, no trecho Forte/Mirim, e a reforma do sistema no trecho ­Mirim/Solemar. O trabalho resultou na diminuição da quantidade de canais de extravasão na orla.

Ainda assim, algum problema na rede de escoamento de águas pluviais ou nos emissários da Sabesp pode resultar em alguma ­irregularidade no funcionamento, por isso a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesurb) entrará em contato com a Sabesp para ­verificar se ocorreu algum ­problema no ponto citado e ­paralelamente a isso a Sesurb enviará uma equipe ao trecho para verificar o caso e realizar os reparos que forem necessários­.

Orla recém-reformada é elogiada por moradores e turistas

Orla reurbanizada, com ciclovias restauradas, iluminação, brinquedos novos e câmeras de monitoramento. Esse foi o cenário encontrado pelo Diário do Litoral em um trecho de ­aproximadamente 10 quilômetros que compreende do bairro Canto do Forte ao Mirim. As melhorias foram elogiadas por vários moradores e turistas escutados pela reportagem.

Nesses pontos, foram realizados trabalhos de execução de calçada em pedra portuguesa nos lugares de floreiras que foram remanejadas e inclusão de equipamentos urbanísticos, como bancos e lixeiras. Para ampliação da visibilidade das câmeras da Central de Vídeomonitoramento (Centro Integrado de Comando e Operações Especiais - Cicoe-PG), algumas palmeiras foram remanejadas e replantadas na faixa de areia, na altura do mesmo lugar de onde foram retiradas.

Questionada, a Administração ressaltou ainda que a iluminação também recebeu atenção especial: foram recuperados os equipamentos existentes e instalados novos postes. A ciclovia recebeu nova pavimentação e ganhou pintura especial na cor vermelha com tinta anti-derrapante, para delimitá-la, aumentando sua visibilidade e localização. Também foi aplicada sinalização de solo, seguindo as mais atuais normas técnicas para ciclovias, aumentado a segurança de ciclistas e também dos pedestres que necessitem cruzá-la.

Já a Secretaria de Serviços Urbanos de Praia Grande (Sesurb) instalou estações de playgrounds na orla da Cidade. Os ­novos brinquedos são de plástico, resistente à maresia, e estão localizados no trecho reurbanizado (do Canto do Forte ao Mirim). Os locais ainda contam com equipamento de atividade física.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter