X

Cotidiano

Praia Grande tem esquema especial na área da Saúde para temporada

No verão, a população flutuante do Município aumenta até quatro vezes, ultrapassando em determinados momentos a marca de mais de 1 milhão de pessoas

Da Reportagem

Publicado em 31/12/2016 às 15:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cidade recebe grande número de turistas nessa época do ano / Reprodução

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande montou esquema especial na área da Saúde para a temporada de verão. As três unidades de Urgência e Emergência da Cidade contam com reforço de profissionais. O crescimento no número dos atendimentos neste período fica centralizado neste setor da Sesap. No verão, a população flutuante do Município aumenta até quatro vezes, ultrapassando em determinados momentos a marca de mais de 1 milhão de pessoas.  

Os prontos-socorros Quietude (no Quietude, Avenida Ministro Marcos Freire), Central (no Bairro Boqueirão, ao lado do Hospital Irmã Dulce) e a Unidade de Pronto Atendimento Doutor Charles Antunes Bechara, (esquina das avenidas Marginal e Corretor de Imóveis, no Samambaia), são as referências na Cidade para os serviços de Urgência e Emergência. Os atendimentos do setor no Município funcionam 24 horas por dia. Médicos controladores estão na retaguarda para que não faltem clínicos gerais, pediatras, bucomaxilos (cirurgiões dentistas) e traumatologistas (ortopedistas).

“Nos últimos anos esse esquema já vem sendo colocado em prática. A Sesap tem aprimorado suas ações para melhor atender os munícipes e turistas que visitam a Cidade nesta época do ano. As pessoas precisam tomar alguns cuidados, como no mar, a ingestão exagerada de bebida alcoólica e o excesso de sol. Assim todos aproveitarão melhor”, comentou o responsável pelo setor de Urgência e Emergência da Cidade, Sérgio Paulo de Almeida Nascimento.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 de Praia Grande também tem destaque neste esquema. A equipe de trabalho terá à disposição cinco ambulâncias, sendo uma delas de terapia intensiva (UTI). Outros seis veículos que realizam rotineiramente os outros serviços, como o de transporte de passageiros entre as unidades, farão parte da reserva técnica. Caso algum carro tenha problema mecânico, automaticamente será substituído.

Classificação de Risco

Para priorizar os casos mais graves que chegam pela recepção, os PSs e a UPA atendem pelo sistema de Acolhimento com Classificação de Risco. Após escuta e checagem dos sinais vitais, a enfermagem sinaliza aos médicos, por meio de cores, o grau de gravidade dos pacientes: vermelho para emergências (que necessitam de atendimento imediato); amarelo para urgências (o mais rápido possível); verde para consultas não urgentes (podem aguardar um tempo maior); azul para consultas de baixa complexidade (serão atendidos após os anteriores).

Casos mais graves, em que há risco de complicações e morte, são atendidos primeiro. O atendimento aos pacientes que chegam à sala de emergência pelo SAMU é imediato. Os demais casos, como os ambulatoriais, precisam aguardar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter