X

Cotidiano

Praia Grande tem 94,9 km de vias exclusivas para ciclistas

A evolução do sistema em Praia Grande é constante, somente na última década foram construídos aproximadamente 39 km a mais de ciclovias

Da Reportagem

Publicado em 21/06/2018 às 21:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A intenção da Administração Municipal é que nos próximos anos Praia Grande ultrapasse os 100 km construídos / Divulgação/PMPG

Município da Baixada Santista com maior número de ciclovias e um dos principais do País nesta área, Praia Grande ampliou a quantidade de vias exclusivas para o uso de bicicleta com a reurbanização da Rua José Julio Martins Batista, no Bairro Antártica, finalizada neste mês de junho. Com isso, a Cidade passou a contar com 94,9 km de infraestrutura cicloviária.

A evolução do sistema em Praia Grande é constante, somente na última década foram construídos aproximadamente 39 km a mais de ciclovias em diversos bairros da Cidade (em 2008 eram 56,3 km de ciclovias construídas). E com os trechos já projetados a intenção da Administração Municipal é que nos próximos anos Praia Grande ultrapasse os 100 km construídos.

A Secretaria Municipal de Trânsito de Praia Grande (Setran) estima que um terço da população possua bicicleta e que a utilize como meio de transporte diário (aproximadamente 100 mil pessoas). No período de alta temporada de verão, quando Praia Grande ocupa a quarta colocação na preferência de turistas de todo o País, segundo pesquisa do Ministério de Turismo, esse número aumenta ainda mais.

De acordo com a chefe da Seção de Educação e Segurança do Trânsito de Praia Grande, Elaine Fornazieri, a Cidade define como um dos principais programas de educação para o trânsito uma política de utilização da bicicleta como modalidade de transporte seguro. “Para isso, vem investindo no desenvolvimento de trabalhos que interliguem todo o sistema urbano e promovam ações permanentes voltadas à utilização adequada desses equipamentos”. Fornazieri destacou que a cada novo trabalho urbano que é projetado na Cidade é sempre analisada a possibilidade de incluir uma via para a utilização exclusiva dos ciclistas.

Redução de acidentes

E os investimentos em vias exclusivas para bicicletas têm mostrado bons resultados na questão de acidentes de trânsito. Desde 2015, o número de ocorrências viárias envolvendo ciclistas tem apresentado queda constante. Foram 155 acidentes em 2015; 144 em 2016 e 139 no ano passado. O último levantamento feito, em fevereiro deste ano, mostra que 28 acidentes envolvendo ciclistas aconteceram em 2018.

Segundo a Setran, a redução está diretamente relacionada às ações de infraestrutura nas áreas de educação, fiscalização e engenharia de tráfego que vêm sendo desenvolvidas na Cidade.

Reconhecimento

O Município já recebeu cinco vezes o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”. Dois foram concedidos pela própria Associação Brasileira de Ciclistas, em 2007 e 2008, outro pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o evento “Bicicultura”, realizado na cidade de Sorocaba, em 2010. Em 2014 pela Associação Brasileira de Ciclistas, Skates, Patins e Cadeirantes, e pela Liga Santista de Ciclismo no 1º Congresso de Mobilidade das Cidades Cicloviárias da Baixada Santista. E em 2016, durante o II Festival da Bicicleta do Litoral Paulista, na cidade de Santos. Na ocasião, a Prefeitura também recebeu a medalha “Cláudio Clarindo 2016”, entregue para técnicos e ativistas na área.

Ciclista Cidadão

A Cidade conta com diversas ações voltadas ao ciclista e a principal delas é o projeto Ciclista Cidadão. Iniciado em setembro de 2011, ele consiste no cadastro de proprietários de bicicletas da Cidade realizado após colagem de adesivo numerado nos veículos. Com as informações levantadas, Setran está mapeando o perfil dos ciclistas da Cidade e direcionando de forma mais efetiva as ações de trânsito no Município. Os adesivos numerados do projeto Ciclista Cidadão foram confeccionados com material de alta aderência e reflexivo, que além de identificar os ciclistas ainda servem como elementos refletivos, tornando o veículo mais visível durante a noite. Atualmente, aproximadamente 19 mil ciclistas praia-grandenses já estão cadastrados.

Locais

As ciclovias e ciclofaixas existentes estão espalhadas por toda a Cidade, nos seguintes locais: Rua José Julio Martins Batista, Bairro Antártica; Avenida Ecológica e Avenida Marechal Mallet, Bairro Canto do Forte; Avenida Ayrton Senna, Bairro Xixová; Palácio das Artes e Avenida São Paulo, Bairro Boqueirão; Rua Profº Olavo de Paula Borges, Avenida Irmãos Adorno e Avenida do Trabalhador, Bairro Sítio do Campo; Rua Sérgio Gregório, Bairro Vila Sônia; Avenida Álvaro dos Santos, Bairro Mirim; Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, Bairro Maracanã; Avenida Presidente Kennedy; marginal à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, na altura do Bairro Melvi; Ruas Coelho Neto e Graça Aranha, Bairro Solemar; Espaço Samambaia, Bairro Samambaia; marginais da Via Expressa Sul, entre os Bairros Boqueirão e Mirim; além de toda extensão da praia (Avenida Presidente Castelo Branco).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Polícia

Criminosos furtam R$ 15 mil em salas de prédio comercial no Gonzaga, em Santos

Segundo o boletim, pelo menos outras duas salas foram invadidas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter