Banner Codevida

Praia Grande reduz índice de mortalidade infantil

No ano passado, a taxa foi de 13, 4 mortes para cada mil crianças nascidas vivas contra 17,3 em 2015

Comentar
Compartilhar
09 SET 2017Por Da Reportagem11h30
Hospital Irmã Dulce teve 2.954 nascimentos até agosto; taxa de mortes é de 12,5 para cada mil nascidos vivosFoto: Cesar Brustolin/SMCS/arquivo

Praia Grande reduziu consideravelmente o índice de mortalidade infantil em 2016. No ano passado, a taxa foi de 13, 4 mortes para cada mil crianças nascidas vivas contra 17,3 em 2015. Os dados foram divulgados pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). Essa redução é ainda mais significativa se comparada com os vizinhos da região. O município tem a menor taxa entre as cidades com mais de 100 mil habitantes na Baixada Santista.

Com o trabalho específico e planejado que vem sendo desenvolvido, a tendência de queda do índice vem se mantendo também em 2017. Até o mês de agosto, Praia Grande, que registrou o nascimento de 2.954 crianças no Hospital Municipal Irmã Dulce, tem a taxa de 12,5 mortes para cada mil crianças nascidas vivas. Há dez anos, esse índice era de 22 mortes.

“A meta da cidade é seguir reduzindo esses números. Tudo que cabe à Praia Grande vem sendo realizado. Fortalecemos a Atenção Básica e o acompanhamento desses casos. Nos últimos anos, atendemos muitas gestantes de outros municípios da região, mesmo não sendo referência definida pelo Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS-IV). A Sesap seguiu com as ações e a redução foi consequência. O comprometimento dos profissionais também merece destaque”, explicou o titular da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

A coordenadora da Saúde da Mulher da Sesap, Solange Cavalieri, destacou ainda que as unidades de Saúde da Família (Usafas) da cidade realizam a busca ativa das gestantes que faltam no pré-natal. “Desta forma o acompanhamento fica mais constante e eficiente. Os profissionais fazem ainda um alerta para que não faltem. O trabalho tem trazido resultados positivos”.

Colunas

Contraponto