13h : 32min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Praia Grande recebe exposição com painel tátil para deficientes visuais

Mostra artística Vi(ver) é gratuita e acontece no Palácio das Artes. A visitação gratuita poderá ser realizada de terça-feira a sábado, sempre das 14 às 18 horas

Comentar
Compartilhar
06 MAR 201415h46

A Galeria de Artes Nilton Zanotti, em Praia Grande, receberá de 11 de março a 27 de abril a exposição “Vi(ver) - Diálogo Gráfico”, que reúne cerca de 50 produções paulistas contemporâneas feitas com diversas técnicas artísticas como desenho e gravura. A mostra contará também com um painel tátil manipulável, destinado a deficientes visuais e apreciadores em geral. A galeria faz parte do Complexo Cultural Palácio das Artes, localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão, e a visitação gratuita poderá ser realizada de terça-feira a sábado, sempre das 14 às 18 horas.

Na exposição, o visitante terá contato com as mais diferentes técnicas de gravura em metal, em relevo, monotipia e desenho, além de trabalhos gráficos realizados a partir de modernas ferramentas digitais.

De acordo com um dos curadores da mostra, Hélio Schonmann, o visitante poderá conferir também um painel de matrizes de gravura (como o de xilogravura e stencil) e de estampas, que serão manipulados com auxílio de monitores. “É uma proposta que visa estimular novas formas de leitura da obra gráfica através da fruição gráfica. Além disso, queremos com isso promover a inclusão de pessoas com deficiência visual no riquíssimo universo das linguagens gráficas”.

A partir das sensações originadas pela fruição tátil, os monitores apresentarão aos visitantes noções sobre os diversos processos de gravação e diferentes abordagens gráficas presentes nos trabalhos expostos.

A galeria faz parte do Complexo Cultural Palácio das Artes, e a visitação é gratuita (Foto: Divulgação/Facebook)

A exposição faz parte do ciclo Vi(ver), que percorre ao longo de 2014 sete municípios paulistas. O evento é uma realização da Casa de Gravura de São Paulo e conta com o apoio da Prefeitura de Praia Grande e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo através do Programa de Ação Cultural.

Visitas monitoradas podem ser agendadas através do telefone 3496-5707. E outras informações sobre a mostra podem ser conferidas no site www.viverolocal.blogspot.com.br.

Encontro com artistas

No dia 21 de março, às 19 horas, artistas com obras expostas na exposição realizarão uma roda de conversas com o público em geral para discutir a temática e tirar dúvidas dos presentes. O evento será gratuito e acontecerá na Galeria Nilton Zanotti. 

Colunas

Contraponto