X

Cotidiano

Praia Grande conta com esquema especial de segurança para a temporada

Destaque para software de reconhecimento facial que será usado nos shows

Da Reportagem

Publicado em 13/12/2018 às 20:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Somente da Polícia Militar serão 366 homens e mulheres a mais na Cidade / Rodrigo Montaldi/DL

A integração entre a Administração Pública e órgãos de Segurança Pública será o grande trunfo de Praia Grande para oferecer uma temporada de verão tranquila e segura aos moradores e turistas que passarem pela Cidade. Nesta quinta-feira (13), representantes de várias secretarias municipais e da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil se reuniram para apresentar os reforços disponíveis em cada uma das áreas.

Somente da Polícia Militar serão 366 homens e mulheres a mais na Cidade, advindos da Operação Verão, viabilizada por meio de convênio entre a Prefeitura de Praia Grande e o Governo do Estado. Guarda-vidas temporários serão 112, sendo 45 contratados pela Prefeitura e 67 pelo Estado. Somados a este montante, 347 guardas civis municipais prestarão apoio nos patrulhamentos preventivos e ações específicas.

Para o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, que acompanhou a explanação de cada representante, a integração entre as secretarias municipais que estão mais diretamente ligadas ao aumento do movimento no verão, como Serviços Urbanos, Trânsito e Urbanismo, será fundamental para que todos os serviços que os moradores e os turistas esperam encontrar possam, de fato, ser oferecidos. “É preciso ter uma retaguarda muito forte para que tudo funcione bem. Às vezes, um problema de trânsito, por exemplo, pode gerar uma demanda para as polícias desnecessariamente. Por isso, o planejamento de todas as áreas é fundamental”.

Por parte da Polícia Civil, o reforço será feito com um esquema especial nos plantões. Todas as equipes estarão de serviço na Delegacia-sede, responsável pelo atendimento 24 horas. A “Estação Verão Show”, que tem início neste sábado (15), também contará com a presença de um policial civil de plantão.

Tecnologia

A tecnologia será outro grande aliado deste ano na área de segurança. O “cerco eletrônico”, que reduziu em mais de 60% as ocorrências de roubo e furto de veículos na Cidade, já conta com 106 câmeras (enquanto que na última temporada eram apenas 20) e deve ser um dos principais recursos de auxílio às polícias Militar e Civil.

Além disso, um software de reconhecimento facial, adquirido recentemente pela Administração, será utilizado na entrada dos shows que acontecerão no Kartódromo. As imagens captadas pelas câmeras serão transmitidas diretamente à base móvel da GCM e ao Centro Integrado de Controle e Operações Especiais (Cicoe), identificando todas as pessoas que acessarem a área de shows. É importante lembrar que Praia Grande conta, ao todo, com 2.136 câmeras instaladas em pontos estratégicos.

Por fim, o patrulhamento aéreo (Águia) será realizado por dois helicópteros e o policiamento nas estradas também contará com um reforço de policiais, viaturas e motos.

Os representantes das secretarias de Trânsito (Setran), Urbanismo (Seurb), Serviços Urbanos (Sesurb), Meio Ambiente (Sema), Cultura e Turismo (Sectur), Esportes e Lazer (Seel), Saúde (Sesap) e Defesa Civil também apresentaram as principais ações de suas pastas.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter