X

Cotidiano

População reclama falta de bicicletas em Santos

Apenas 52 dos 370 veículos que teoricamente operam na cidade estavam disponíveis na última quarta-feira

Rafaella Martinez

Publicado em 08/09/2017 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

De nove estações visitadas pela reportagem do Diário do Litoral três estavam vazias / Rodrigo Montaldi/DL

A situação já virou rotina: quem precisa de uma bicicleta do ‘Bike Santos’ dificilmente encontra o veículo disponível na estação. Quando encontra, corre o risco de retirar uma bike quebrada, com pneu murcho, a corrente frouxa ou com problemas na marcha. A Reportagem do Diário do Litoral fez um tour pela cidade e pelas estações do serviço de compartilhamento público de bicicletas que existe desde 2012 e encontrou inúmeros problemas.

No trajeto entre o Centro de Santos e a Ponta da Praia, passamos por nove estações. Destas, três estavam vazias. A estação Vila Belmiro estava com nenhum veículo disponível, bem como a estação da Fonte do Sapo e a da Santa Casa. Já na Moura Ribeiro encontramos uma única bicicleta. As estações do Emissário e do Canal 2 foram as que mais tinham veículos, no entanto, pneus furados e cordas soltas eram visíveis em algumas bicicletas.

Embora a Prefeitura de Santos diga que 370 bicicletas estão em circulação nas 37 estações da Cidade, consulta ao site http://www.mobilicidade.com.br/bikesantos.asp realizada nesta quarta-feira, apontou que treze estações estavam sem veículos disponíveis, enquanto outras nove possuíam apenas um veículo e uma estava desligada. Na prática, apenas 52 bicicletas estavam disponíveis para a população.

O sistema atingiu em junho 1 milhão e 500 mil viagens, contando com  115.813 usuários cadastrados. O contrato com a atual empresa administradora do sistema segue até o final deste mês. Na semana passado foi aberta uma licitação para a continuidade do serviço na Cidade, quando serão definidas as  novas regras para os usuários.

“Uso com frequência o serviço e minha única reclamação é o fato de algumas estações estarem frequentemente off line. Quando isso acontece a gente não consegue devolver a bicicleta e isso gera um problema, pois temos que ir até uma outra estação e voltar andando”, conta o estudante Eduardo Ribeiro, que usufrui do serviço há dois meses.

A reclamação é a mesma de Helena Feitosa. Ela faz diariamente o trajeto entre a estação Moura Ribeiro e a Universidade Monte Serrat, perto do local onde trabalha.

“É um transtorno quando a estação fica inativa, pois mesmo que você prenda a bicicleta o sistema continua indicando que ela está em uso. Além disso, tenho notado que nos últimos meses muitas estações estão sem bicicletas disponíveis”, conta.

Outro problema apontado por Helena é a falta de um sistema que indique anormalidades no equipamento após o uso. “Não tem como saber quando a pessoa devolve a bicicleta com o pneu furado ou com algum outro problema. Outra coisa é a marcha, que só quando estamos pedalando percebemos que está desregulada, mas de um modo geral gosto muito do serviço”, conta.

Outro lado

Em nota, a Prefeitura de Santos destacou que os problemas estão relacionados a ações de vandalismo. As bicicletas públicas do projeto ‘Bike Santos’ recebem diariamente manutenção da empresa operadora do sistema - Serttel, para que os veículos permaneçam limpos e em boas condições de uso. Das 370 bicicletas disponíveis para uso compartilhado na Cidade, cerca de 20 são retiradas das estações para limpeza e manutenção preventiva, feitos em oficina própria. Além disso, alguns reparos são feitos nas próprias estações.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter