X

Cotidiano

População não deve se vacinar antes da campanha

O pedido foi feito ontem pelo secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, em coletiva realizada na Prefeitura de Santos

Vanessa Pimentel

Publicado em 16/01/2018 às 11:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, foi enfático ao pedir que a população santista não se apresse em conseguir a vacina contra a Febre Amarela / Rodrigo Montaldi/DL

O secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, foi enfático ao pedir que a população santista não se apresse em conseguir a vacina contra a Febre Amarela, já que a campanha começa apenas no dia 3 de fevereiro e não há nenhum caso da doença registrado na Região. O pedido foi feito em coletiva realizada na Prefeitura de Santos, ontem.

“O que nós pedimos neste momento: a Campanha se inicia no dia 3. Então, não há necessidade de a população procurar as unidades de saúde até lá, a não ser aqueles que vão viajar para um local onde há disseminação da doença. Na Baixada Santista não há registros, nem mesmo casos em investigação.

Portanto, a população precisa sim tomar a vacina, mas no tempo correto”, afirmou o secretário.

Se a procura continuar exagerada, quem vai viajar e realmente precisa ser imunizado, corre o risco de ficar sem a vacina. “A preocupação no momento é com o estoque. Em 2016 nós vacinamos 3.600 pessoas durante o ano todo. Em 2017, 5.700 e em 2018, em 15 dias, 3.600 pessoas, sendo que nosso estoque reserva é de 5 mil doses. Então, as pessoas precisam ter consciência e compreender que precisam procurar os postos somente a partir do dia 3”, esclarece Fábio.

Para evitar que a vacina do banco de reserva acabe, está previsto para hoje a chegada de mais de duas mil doses. Segundo Ferraz, cerca de 50 mil santistas já se vacinaram nos últimos anos e não precisam procurar os postos novamente.

Campanha

A campanha de vacinação contra a Febre Amarela começa em toda Região no dia 3 de fevereiro e segue até o dia 24 do mesmo mês. A expectativa do Governo do Estado é a total vacinação dos moradores da Baixada Santista.

Para a campanha, Santos irá receber mais de 400 mil doses, segundo o secretário. Ao todo, a Região receberá cerca de 1 milhão de vacinas.

Nos dias 3 e 24 de fevereiro (sábados) haverá o Dia D. Para agilizar o processo, estarão disponíveis 378 profissionais de saúde e 21 policlínicas da cidade estarão abertas exclusivamente, das 8h às 17h, para a campanha de vacinação contra a febre amarela, voltada aos 420 mil moradores de Santos.

A partir do dia 5, a imunização ocorrerá nas mesmas unidades de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, seguindo as orientações técnicas do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), do governo estadual, e do Ministério da Saúde.

A vacina não é indicada para crianças com menos de 6 meses, pessoas com doenças que baixam a imunidade (como lúpus, câncer e HIV), grávidas, mulheres que amamentam bebês de até seis meses e alérgicos a gelatina e ovo.

Já os idosos com mais de 60 anos serão vacinados mediante avaliação e prescrição médica autorizando por escrito. Para isso, devem procurar pelos seus médicos o quanto antes. Quem já tomou a vacina alguma vez na vida, não precisa de nova aplicação.

Na ida aos postos, é muito importante a apresentação das carteiras de vacinação para facilitar e agilizar o ­atendimento.

ATENDIMENTOS DURANTE A CAMPANHA

Dias D - 3 e 24 de fevereiro (sábados), das 8h às 17h.
Demais dias da campanha
5 a 23 de fevereiro de segunda
a sexta, das 9h às 16h.

Confira os endereços:
Orla
Aparecida - Av. Pedro Lessa, 1.728
Campo Grande - Rua Carvalho
de Mendonça, 607

Embaré
Praça Coronel Fernando Prestes s/nº
Gonzaga - Rua Assis Correia, 17
José Menino / Pompeia - Avenida Floriano Peixoto, 201
Ponta da Praia - Praça 1º de Maio s/nº

Centro/Área Continental
Conselheiro Nébias - Av. Conselheiro Nébias, 514 – Encruzilhada
Vila Mathias - Rua Xavier Pinheiro, 284 - Encruzilhada
Vila Nova - Praça Iguatemi Martins s/nº
Caruara - Rua Andrade Soares s/nº

Zona Noroeste
Alemoa e Chico de Paula - Praça Guilherme Délius s/nº - Alemoa
Bom Retiro - Rua João Fraccaroli s/nº
Rádio Clube - Avenida Hugo Maia s/nº
São Manoel - Praça Nicolau Geraigire s/nº - São Manoel
São Jorge e Caneleira - Rua Francisco Ferreira Canto, 351 - São Jorge
Castelo - Rua Francisco de Barros Melo, 184

Morros
Marapé - Rua São Judas Tadeu, 115
Nova Cintra - Rua José Ozéas Barbosa s/nº
São Bento - Rua das Pedras s/nº
Valongo - Rua Profª. Maria Neusa Cunha s/nº - Saboó
Morro do José Menino - Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 A

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter