Entrada da Cidade

Policlínicas realizam teste rápido de HIV com saliva em Santos

Durante o ano, os munícipes podem fazer o exame convencional de HIV na própria policlínica de seu bairro

Comentar
Compartilhar
06 DEZ 2018Por Da Reportagem16h00
Policlínicas realizam teste rápido de HIV com salivaFoto: Rogerio Bomfim/PMS

Dentro da campanha Fique Sabendo, realizada no mês de luta contra a Aids (Dezembro Vermelho), unidades de saúde de Santos realizam nesta semana o teste rápido de HIV a partir da coleta da saliva. Nesta sexta (7) é o último dia da atividade nas policlínicas do Gonzaga, das 8h às 11h (Rua Assis Corrêa, 17), do Caruara, das 13 às 16h (Rua Andrade Soares s/nº) e do Monte Cabrão, das 13h às 16h (Av. Principal s/nº), e no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, das 8h às 12h (Rua Silva Jardim, 94).

A cuidadora de idosos Márcia Rodrigues, 46 anos, aproveitou a ida até a unidade do Gonzaga, nesta quinta (5), para uma avaliação do resultado da mamografia, e fez o teste rápido. “É interessante desta forma. Nunca tive coragem de fazer o teste”. Entre o tempo de aconselhamento, coleta do fluido oral e resultado do teste a duração média é de apenas 30 minutos.

Durante o ano, os munícipes podem fazer o exame convencional de HIV na própria policlínica de seu bairro, durante consulta médica. O CTA (Rua Silva Jardim, 94) também realiza o teste convencional e o rápido (com coleta de sangue) de segunda a sexta, das 8h às 12h. Recentemente, este teste rápido passou a estar disponível em seis policlínicas (Caruara, Vila Nova, Gonzaga, Piratininga, Morro da Penha e Porto) para gestantes e seus parceiros durante o pré-natal do programa Mãe Santista. A meta da Secretaria de Saúde é ampliar para 31 policlínicas.

Colunas

Contraponto