X

Cotidiano

Policlínicas realizam teste rápido de HIV com saliva em Santos

Durante o ano, os munícipes podem fazer o exame convencional de HIV na própria policlínica de seu bairro

Da Reportagem

Publicado em 06/12/2018 às 16:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Policlínicas realizam teste rápido de HIV com saliva / Rogerio Bomfim/PMS

Dentro da campanha Fique Sabendo, realizada no mês de luta contra a Aids (Dezembro Vermelho), unidades de saúde de Santos realizam nesta semana o teste rápido de HIV a partir da coleta da saliva. Nesta sexta (7) é o último dia da atividade nas policlínicas do Gonzaga, das 8h às 11h (Rua Assis Corrêa, 17), do Caruara, das 13 às 16h (Rua Andrade Soares s/nº) e do Monte Cabrão, das 13h às 16h (Av. Principal s/nº), e no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, das 8h às 12h (Rua Silva Jardim, 94).

A cuidadora de idosos Márcia Rodrigues, 46 anos, aproveitou a ida até a unidade do Gonzaga, nesta quinta (5), para uma avaliação do resultado da mamografia, e fez o teste rápido. “É interessante desta forma. Nunca tive coragem de fazer o teste”. Entre o tempo de aconselhamento, coleta do fluido oral e resultado do teste a duração média é de apenas 30 minutos.

Durante o ano, os munícipes podem fazer o exame convencional de HIV na própria policlínica de seu bairro, durante consulta médica. O CTA (Rua Silva Jardim, 94) também realiza o teste convencional e o rápido (com coleta de sangue) de segunda a sexta, das 8h às 12h. Recentemente, este teste rápido passou a estar disponível em seis policlínicas (Caruara, Vila Nova, Gonzaga, Piratininga, Morro da Penha e Porto) para gestantes e seus parceiros durante o pré-natal do programa Mãe Santista. A meta da Secretaria de Saúde é ampliar para 31 policlínicas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Atenção São Vicente! Município anuncia cadastramento do IPTU para 2025; entenda

Contribuintes poderão solicitar o boleto digital a partir de 1 de maio

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter