X

Cotidiano

Policlínicas intensificam agendamento de mamografias

Além da mamografia, também será ampliada a quantidade de coletas de Papanicolau

Da Reportagem

Publicado em 04/10/2018 às 09:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Não será necessário passar pela consulta médica / Reprodução

Depois de três anos, Sandra Gonçalves, de 56 anos, resolveu colocar o exame de mamografia em dia após ouvir sobre a Campanha Outubro Rosa no rádio. Ela procurou a Policlínica da Aparecida nesta quarta (3) para garantir a solicitação do seu exame.

"Costumo fazer o autoexame da mama, mas eu diria para as mulheres procurarem o serviço de saúde para agendar a mamografia, porque se detectar o câncer no início, há mais chances de sobreviver", destaca.

Já Eliane Maria de Oliveira e Silva, de 66 anos, estava na policlínica e a equipe sugeriu que ela solicitasse o exame, já que faz mais de 1 ano da última checagem.

"Tenho nódulo e faço controle. A mamografia é importante também para que a mulher também tire dúvida a respeito de um caroço que possa sentir", diz.

Na unidade, a ficha com os dados cadastrais das pacientes foi preenchida por alunos do 2º ano de Medicina da Universidade Lusíada, supervisionados pela professora Ana Bellemo e pela equipe de enfermagem da unidade. Com os dados em mãos, a equipe da unidade agenda o exame e retorna para a paciente.

Durante este mês, a Secretaria de Saúde intensifica os pedidos de mamografia nas 31 policlínicas: não será necessário passar pela consulta médica, a paciente com idade entre 50 e 69 anos terá a solicitação feita pela equipe de enfermagem, que também será responsável pelo agendamento do exame.

Além da mamografia, também será ampliada a quantidade de coletas de Papanicolau, exame que auxilia na identificação do câncer de colo de útero (o 3º mais incidente nelas, segundo o Inca – Instituto Nacional do Câncer).

A faixa etária em que o oferecimento da mamografia será intensificado é o de maior incidência da doença em Santos, além de ser definida como prioritária pelo Ministério da Saúde para programas organizados de rastreamento populacional para o exame de mamografia.

As mulheres com mais de 40 anos que tenham interesse em solicitar a mamografia sem a necessidade de consulta médica passarão por triagem, sendo priorizadas as que nunca realizaram o exame, que estejam com suspeita da doença e as que têm histórico familiar.

O tipo de câncer que mais mata mulheres em Santos é o de mama. Dos 453 óbitos ocorridos em mulheres em 2017 vítimas de câncer, 88 foram de mama, o que representa 20,8%".

Encontro de mulheres integra programação do Outubro Rosa

Integrando as atividades do Outubro Rosa, aconteceu nesta quarta (3) no Clube dos Ingleses o Chá da Primavera do MAF – Movimento de Arregimentação Feminina. O evento contou com desfile e posse de novas associadas, com parte da renda obtida com a venda dos ingressos destinada a obras assistenciais.

A professora aposentada Vera de Souza e Silva Machado, 89 anos, faz parte do MAF há 23 anos e ingressou motivada pelo desejo de participar das ações beneficentes. "Atuamos ajudando entidades, asilos, escolas infantis. Quando a gente faz o bem para o outro, ajudamos a nós mesmos".

O MAF

O movimento foi idealizado na Capital na década de 1950 e uniu mulheres em várias cidades do País. Em Santos, existe há 56 anos e atualmente conta com mais de 160 associadas.

"O movimento foi idealizado no passado porque as mulheres viam a necessidade de ter sua voz ouvida. Aqui são debatidos temas como saúde, bem-estar, educação. Nossa intenção é multiplicar boas práticas nas famílias e na sociedade", explica a presidente do MAF, Sandra Solange Fernandes Gozzi.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter