X

Cotidiano

Poda é alvo do Ministério Público

A Prefeitura de Santos e a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) têm 60 dias para apresentarem laudos detalhados sobre a política de arborização do município

Da Reportagem

Publicado em 15/08/2018 às 11:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Poda é alvo do Ministério Público / Carol Fariah/PMS

O Ministério Público (MP) deu 60 dias para que a Prefeitura de Santos e a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) apresentem laudos detalhados sobre a política de arborização do município, em especial, a poda dos vegetais, a compensação ambiental após a remoção de uma árvore e a possibilidade da volta destes serviços para a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), hoje sob responsabilidade da Secretaria de Serviços Públicos.

A decisão foi tomada na sede do MP, em reunião convocada pelo promotor, Renato dos Santos Gama, que cobre licença do promotor de Meio Ambiente, Daury de Paula Júnior, após diversos requerimentos encaminhados ao órgão pelo vereador Benedito Furtado (PSB), presidente da Comissão Permanente do Verde, do Meio Ambiente e da Proteção À Vida Animal, da Câmara de Santos. 

Estiveram presentes o Secretário de Meio Ambiente, Marcos Liborio, a Secretária de Serviços Públicos, Fabiana Garcia, o engenheiro agrônomo da PMS, Joao Cirilo, representantes da CPFL e do paisagista Oswaldo Casasco.

Durante a reunião, o magistrado cobrou esclarecimentos da CPFL sobre as medidas adotadas pela empresa para minimizar a política de podas e remoção das árvores e aventou a possibilidade, em futuro próximo, de realizar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) junto à Prefeitura, para que a Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa) volte para os domínios da Semam. 

Deficitário

Além disso, o MP classificou o serviço de compensação ambiental da Prefeitura como “deficitário” e solicitou a criação de um plano de arborização efetivo que contemple o que está estabelecido pela Lei Complementar nº 973/17, que dispõe sobre o manejo da vegetação de porte arbóreo.

“A fiscalização da Prefeitura, nas podas executadas pela CPFL, é uma farsa. Venho batalhando com insistência para que a Semam volte a ter o controle deste serviço justamente para que as árvores sejam preservadas e não simplesmente eliminadas. Saio muito confiante desta reunião, pois o promotor, não só acatou as denúncias, como reconheceu e definiu metas a serem cumpridas pela PMS e CPFL”, afirma Furtado.

Prefeitura e CPFL

A Prefeitura de Santos informa que os laudos solicitados pelo Ministério Público estão sendo reunidos para apresentação. Já a CPFL esclarece que a intervenção ocorre somente em casos excepcionais, notadamente em situação de perigo iminente ao serviço público e que  se comprometeu na reunião apenas em comprovar a modernização da rede de energia elétrica implementada gradativamente na Cidade, bem como, demonstrar a capacitação técnica de suas equipes que realizam as podas na região.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter