X

Cotidiano

Pavimentação começa dia 1º na Vila Esperança

As obras fazem parte do cronograma do Prefeitura em Ação, da Prefeitura de Cubatão programa que promove ações integradas de manutenção por toda a cidade

Publicado em 16/11/2015 às 12:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A pavimentação da Avenida Principal, na Vila Esperança, começa no dia  1º de dezembro. Oficialmente batizada como Avenida Maria de Lurdes Alves Gomes - Baiana, a Avenida Principal é o mais importante acesso ao bairro. Será asfaltada em praticamente toda sua extensão, cerca de 1,6 Km. As obras fazem parte do cronograma do Prefeitura em Ação, da Prefeitura de Cubatão programa que promove ações integradas de manutenção por toda a cidade.

Os trabalhos de topografia, que analisam os acidentes do terreno, já tiveram início. A partir desta semana, começam as obras de drenagem com a microdrenagem, instalação de tubulações subterrâneas, sarjetas e poços de visita. “Por ser um terreno de mangue, as obras preparatórias são indispensáveis para que os alagamentos, que aparecem a cada grande volume de chuva, sejam definitivamente resolvidos por ali”, explica José Carlos Ribeiro dos Santos, secretário de Manutenção e Serviços Urbanos de Cubatão.

“Usaremos um material apropriado para áreas alagadiças. Nosso objetivo é que o trabalho seja consistente e resolva de vez o problema de circulação na Avenida Principal”, comenta Ribeiro.
Se o tempo permanecer sem chuva ou com poucas precipitações, a previsão é de que a pavimentação esteja concluída em quatro meses, ainda de acordo com o secretário. Para isso, a cobertura asfáltica será despejada a cada 100 metros, já que a Avenida é o único grande acesso ao bairro. Nesse período, o trânsito deverá ser disciplinado por agentes da Companhia Municipal de Trânsito (CMT).

A via tem grande movimentação de pedestres, bicicletas, carros, ônibus, lotações e caminhões, é tomada por estabelecimentos comerciais e residências. Segundo o Censo 2010 do IBGE, o bairro possui 15.070 habitantes.

Moradores reclamaram de risco de acidente em junho (Foto: Matheus Tagé/DL)

Denúncia ao DL

No último dia 5 de junho, o Diário do Litoral publicou reportagem sobre os problemas enfrentados pela população do bairro por causa das obras.

Na ocasião, moradores denunciaram falta de segurança no entorno das obras de duplicação da linha férrea, na Avenida Principal, após a ocorrência de acidentes no local. As obras são de responsabilidade da América Latina Logística e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Obras foram parar no MP

Dias depois, o vereador Adeildo Heliodoro dos Santos, o Dinho (Solidariedade) ingressou representação junto à Promotoria de Cidadania do Ministério Público na Cidade solicitando a instauração de um inquérito civil e posterior ação civil pública com objetivo de determinar, urgentemente, que a Administração Municipal e as empresas tomassem providências para sanar os problemas, realizando a manutenção da Avenida Principal e segurança das obras de duplicação da linha férrea. Matéria sobre o assunto foi publicada no DL no dia 15 de junho.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

8º Restaurant Week segue até o dia 5 de maio, em Guarujá

Com preços especiais, restaurantes da Cidade reúnem o que há de melhor na culinária vegetariana

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter