X

Cotidiano

Paulo Alexandre Barbosa indica gestores para Saúde e Fazenda

Prefeito anunciou mais quatro secretários e chefe de gabinete; pacote de medidas deve ser conhecido na próxima semana

Publicado em 10/12/2016 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Paulo Alexandre Barbosa anunciou mais quatros secretários e o chefe de gabinete / Rodrigo Montaldi/DL

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) anunciou ontem (9) mais quatros secretários e o chefe de gabinete que assumem os cargos a partir de 1º de janeiro. Os indicados para as pastas de Saúde, Finanças, Portos – que passa a englobar Indústria e Comércio, já atuam na Administração. Sérgio Del Bel segue no comando da Secretaria de Segurança. Na próxima semana, o chefe do Executivo deve anunciar um pacote de medidas que inclui redução de cargos, revisão de contratos e contenção de despesas.

“Estamos desenvolvendo todo o pacote de ajuste que vamos detalhar na próxima semana além da totalidade da equipe (anúncio dos demais secretários). Ele envolve corte de cargos, renegociação de contratos e contingenciamento em todas as secretarias. É um pacote de austeridade e ajuste fiscal. Um conjunto de medidas que estão sendo definidas e detalhadas”, disse Paulo Alexandre destacando que o corte de cargos se dará especialmente nas autarquias do município.

Para auxiliar a implementar as medidas, Paulo Alexandre escolheu Mauricio Franco, que atualmente ocupa o cargo de Diretor do Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura de Santos, para estar à frente da Secretaria da Fazenda. Ele tem 56 anos, sendo 35 dedicados à Caixa Econômica Federal onde desempenhou diversas funções de gerência e relação com governos.

“É um grande desafio. Importante perceber que a gente está em um momento conjuntural difícil, que não é novidade, nos três níveis de governo. O nosso trabalho vem em duas vertentes muito fortes que é fazer o ajuste fiscal da Prefeitura, como o prefeito já comentou, e um trabalho bem definido para 2017 com a busca de novos recursos, recursos externos. Me refiro fundamentalmente não só ao Governo Federal, mas agências de fomento nacionais e internacionais e bancos nacionais e internacionais. Desenvolver um trabalho voltado para esse tipo de captação”, destacou Franco.

Saúde

Outro anúncio destacado por Paulo Alexandre foi a mudança no comando da Secretaria de Saúde. O prefeito elogiou o trabalho do atual secretário Marcos Calvo e anunciou para o seu lugar Fábio Ferraz, que atualmente está à frente da Secretaria de Gestão.

“Precisamos aprimorar a gestão dos equipamentos. Otimizar os recursos e fazer com que eles sejam mais eficientes. Temos um plano muito consistente de ampliação da rede básica de saúde, que é fundamental. Oito policlínicas já foram entregues e duas serão entregues nos próximos dias, além do Hospital dos Estivadores. O desafio agora é que a gente possa fazer com que a máquina esteja eficiente e possa garantir um melhor atendimento à população”, afirmou Ferraz, que destacou a abertura do Hospital dos Estivadores até o próximo dia 20.

Gabinete

Atualmente no Departamento de Registro de Atos Oficiais (Derat), o advogado Sylvio Alarcon assumirá a chefia do gabinete do prefeito. “É um desafio importante porque é uma tarefa com muito mais responsabilidade, diretamente ligada ao prefeito. Estou aqui desde 2013 e espero colocar todo o conhecimento e experiência que adquiri nesses quatros a disposição diretamente agora do prefeito, que quer conferir um perfil mais jurídico, que é a minha formação, ao gabinete”, afirmou.

Alarcon destacou que entre as suas funções estará a análise de atos oficiais, projetos de lei e processos que passam diretamente ao prefeito e a parte burocrática que envolve o relacionamento com outros entes públicos como Estado e União.

Outros

Dos nomes anunciados ontem, Omar Silva Júnior, que atualmente está no comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, assumirá a Secretaria de Portos, Indústria e Comércio. Ele é engenheiro eletricista e presidiu a Cosipa de 1977 a 2005.

“O prefeito pediu para que a gente dinamizasse mais os serviços da secretaria, que tem feito um trabalho grande na área de portos. Vamos continuar e tentar fazer parcerias maiores com o Porto para que a gente tenha melhora na arrecadação e novos empregos. Essa é uma área que tem o potencial muito grande”, destacou Silva. O futuro secretário disse que entre as metas está a diminuição da burocracia para que haja mais agilidade nos processos.

Também foi anunciada a permanência de Sérgio Del Bel na Secretaria de Segurança. Durante a coletiva, o prefeito Paulo Alexandre destacou as ações na área e o desafio de armar o primeiro grupo de guardas municipais a partir de 2017.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter