X

Cotidiano

Pássaro: Qual é a maneira correta de criar?

Confira as recomendações de uma veterinária sobre alimentação, cativeiro e corte de asas das espécies

Da Reportagem

Publicado em 10/01/2016 às 11:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Pássaros devem ficar sempre protegidos do frio / Divulgação

Assim como tem gente que não abre mão de ter um cãozinho correndo pelos quarto cantos do lar, existem aqueles que amam criar pássaros. Porém, assim como os mamíferos, as aves também requerem alguns cuidados especiais. Saiba como proteger seu bicho de estimação dos fogos de artifício.

Na hora de escolher um bichinho para levar para casa, o comprador deve ficar atento a um detalhe muito relevante. De acordo com a veterinária Mariana Pestelli, da Pet Center Marginal, ele precisa conferir se o pássaro desejado está na lista de aves domésticas (calopsita, periquito, dentre outras) aptas para viver em gaiolas ou no ambiente caseiro.

No caso de espécies silvestres, como papagaios e araras, é bom ter certeza de que a loja fornecedora ou o criadouro possui licença para comercializá-las.

“Para todas as aves, quanto maior for o viveiro melhor para o animal. Porém, se o proprietário for abrigá-las em uma gaiola, é importante pesquisar modelos, materiais e malhas mais indicadas para a espécie em questão. Uma escolha errada pode provocar problemas ou até mesmo fugas indesejadas”, orienta Mariana.

A veterinária ressalta que os pássaros devem ficar sempre protegidos do frio, portanto, o interior da casa é o local mais indicado para abrigar uma gaiola. Mesmo assim, vale lembrar que as espécies precisam tomar banho de sol com frequência e moderação. “Temos que estar sempre atentos à disponibilidade de sol, mas também de sombra, caso o animal sinta calor”, completa a especialista.

Quanto ao hábito que alguns brasileiros têm de cortar as asas dos pássaros para mantê- -los soltos dentro da residência, a veterinária explica: “Se a ave foi acostumada desde filhote a ter contenção de voo (asas cortadas) não há problemas para seu desenvolvimento, contando que o corte da asa seja feito de modo correto e por um médico veterinário. Este procedimento, porém, não é indicado para aves adultas, que já estão habituadas com o voo alto. Neste caso, o corte pode provocar até mesmo o óbito do animal”, explica.

O ideal é que a contenção de voo (corte de asas) seja realizada por um veterinário.

Além de água, as aves podem receber frutas, legumes e verduras como alimento complementar a ração, que deve ser oferecida à vontade. Porém, alimentos humanos, como pães, biscoitos, arroz, bolos e café, são contraindicados.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter