X

Cotidiano

Parte dos candidatos a prefeito não tem propostas para pasta da Cultura

Diário do Litoral analisa as propostas de governo dos prefeituráveis para pasta registradas no site do TSE

Rafaella Martinez

Publicado em 11/09/2016 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em Santos, três candidatos não registraram propostas específicas para Cultura / Matheus Tagé/DL

Planos vagos e ausência de propostas específicas para a Pasta de Cultura. A análise dos planos de governo dos candidatos de Santos e Peruíbe, registrados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revela que poucos pleiteantes colocam a pasta como prioritária para a Administração.

Em Santos, três candidatos não registraram propostas específicas para Cultura em seus programas de governo. São eles: Edgar Boturão (cujo documento com propostas possui apenas uma folha e cinco tópicos), Genival Bezerra (cujo programa, datado de 15 de agosto, possui duas folhas e seis tópicos) e Paulo Schiff (que cita apenas que ‘o turismo e a cultura terão papel fundamental para geração de trabalho e renda, sem especificar de qual forma isso acontecerá).

As melhorias e mudanças no Fundo de Assistência à Cultura (Facult) foi ponto citado em boa parte dos programas registrados.

Destinando seis das 36 páginas do programa de governo para a Cultura, a candidata Débora Camilo, do PSOL, se destaca na análise do cenário atual – a nível municipal, estadual e federal - e propostas para o segmento. A postulante aborda em sua análise a ausência de AVCB nos equipamentos, a transparência na contratação de OS para gerir os novos centros culturais da cidade, a urgência de reabertura do Teatro Rosinha Mastrângelo e reajuste dos valores pagos à iniciativas independentes. Destaca também que as ações voltadas a área devem ser descentralizadas e focadas prioritariamente nas que carecem de equipamentos públicos culturais.

Carina Vitral (PCdoB)defende a revisão e abertura semestral do edital do FACULT, além da criação de uma política de publicações.

Em uma breve citação à pasta, o candidato Hélio Hallite destaca a difusão de todas as formas de arte, enriquecendo o calendário escolar com eventos culturais e artísticos.

Com propostas rasas, Marcelo Del Bosco cita a articulação de uma rede de cultura, com a criação de novos espaços nos bairros e valorização dos bens culturais.

Divergências

Atual prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) destaca, em seu programa de governo, os investimentos do governo na pasta. O candidato cita, dentre outras propostas, a reabertura da concha acústica, a construção de três vilas criativas e o fortalecimento do Facult.

No entanto, há divergências nas propostas mencionadas. A concha acústica foi reaberta, no entanto, houveram restrições aos tipos de performances artísticas permitidas no espaço. Os centros culturais citados sofreram aditamentos, que postergaram os valores das obras e o prazo para entrega.

Além disso, na atual Administração o lançamento do edital do Facult foi cercado por problemas e incertezas. Em 2013, em virtude do fechamento do Coliseu e da tragédia no Carnaval santista, não houve publicação.  Em 2015 o lançamento do edital foi publicado no final do ano, após constantes manifestações da classe artística. Em recente entrevista ao Diário do Litoral, o atual secretário de Cultura de Santos, professor Fabião, destacou que ‘ainda é prematuro’ falar sobre a edição de 2016 do concurso.

Peruíbe

Com exceção dos candidatos Dr. Valdez e Nelson do Posto, todos os postulantes ao Executivo de Peruíbe registraram propostas para Cultura nos programas de governo. O Diário não analisou o programa de governo do candidato Gilson Bargieri (PSB) por conta da impugnação da candidatura.

A valorização do artesão e a revitalização da Banda Municipal são pontos citados por parte dos candidatos. Luiz Maurício destaca a implantação de políticas públicas que garantam a manutenção da cultura caiçara e indígena. Mario Omuro aponta a valorização da cultura popular, caiçara, religiosa e étnica.

Planos de governo. Todos os candidatos devem registrar as propostas de governo no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As propostas para todas as áreas de todos os candidatos do País podem ser consultadas no site: http://www.tse.jus.br.

Propostas:

Santos

Paulo Alexandre Barbosa (PSDB)

-  Fortalecimento do Fundo de Apoio à Cultura – FACULT;
- Priorizar as oficinas culturais que funcionam em espaços descentralizados de Santos.

Carina Vitral (PCdoB)

- Abertura semestral de editais do FACULT;
- Criar um roteiro cultural que valorize e divulgue a produção cultural existente na cidade;
- Criação de uma política de publicações.

Débora Camilo (PSOL)

- Aumento gradual do orçamento para pasta;
- Ocupação artística nos equipamentos culturais;
- Subsidiar com recursos públicos o FACULT, realizando editais segmentados.

Hélio Hallite (PRTB)

- Os ambientes educacionais devem estar motivados à difusão de todas as formas de arte, enriquecendo seu calendário de eventos culturais e artísticos.

Marcelo Del Bosco (PPS)

- Articular uma rede de cultura, com a criação de espaços nos bairros;
- Valorizar os bens culturais para que sejam potencializados como bens turísticos.

Sem propostas: Edgard Boturão (PROS), Paulo Schiff (PDT) e Ggenival Bezerra (PSDC).

Peruíbe

Alex Matos (PMDB)

- Criar incentivos para atividades de teatro e cinema nos bairros;
- Articular a implantação da Casa do Artesão;
- Promover a culinária caiçara.

Barros (PRB)

- Apoio e incentivo para a realização da Marcha para Jesus;
- Resgatar as raízes da cultura caiçara, popular, religiosa e étnica.

Emer (PSDC)

- Promover a cultura através de parceria com a iniciativa privada;
- Promover a preservação da memória municipal, preservando-se o patrimônio cultural, artístico e histórico.

Luiz Mauricio (PSDB)

- Resgatar  a tradição do carnaval na cidade;
- Implantar politicas públicas que garanta a manutenção da cultura caiçara e indígena.

Mario Omuro (PSD)

- Viabilizar o plano municipal de política cultural com a valorização da cultura caiçara, popular, religiosa e étnica;
- Valorizar as artes cênicas.

Sem propostas: Valdez (PTdoB) e Nelson (PR).

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter