X

Cotidiano

Parque Cotia-Pará terá escola de ensino ambiental

O local passou por ampla readaptação para se adequar às novas normas federais do setor e ganhou características rurais, como a minifazenda, além de ampliar as opções de lazer para o público

Publicado em 27/04/2015 às 11:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em breve, as instalações do Núcleo de Estudos Ambientais (NEA) serão transformadas na primeira escola municipal de educação ambiental instalada dentro de um parque e funcionando em período integral. O anúncio foi feito pela prefeita Marcia Rosa, na reabertura do parque ecológico municipal Cotia-Pará, na manhã de ontem. O local passou por ampla readaptação para se adequar às novas normas federais do setor e ganhou características rurais, como a minifazenda, além de ampliar as opções de lazer para o público.

Em seu discurso, Marcia lembrou a importância da união de todos para a realização dos projetos urbanos e comentou sua alegria em realizar mais este sonho, de revitalizar o parque.

Destacando as parcerias firmadas, citou o novo Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Silvestres (Ceptas), coordenado pela Universidade Monte Serrat (Unimonte), “único projeto da Baixada Santista no gênero, que universidades de outras regiões estão vindo conhecer”.

Já o secretário de Meio Ambiente, Rafael Ferreira de Abreu, destacou a ação de seus antecessores, dos colegas de outras pastas e da Cursan, bem como dos funcionários daquela secretaria, para reestruturar as instalações dentro de um novo plano de manejo.

Atividade educativa em dia útil e passeio no fim de semana (Foto: Divulgação/PMC)

Orgânicos

Durante o domingo, funcionou no parque uma mostra de produtos orgânicos, em promoção conjunta da Associação dos Produtores Orgânicos do Vale do Ribeira (Aovale), da Associação de Produtores Orgânicos do Alto Tietê (Aproate) e da Associação Uno e Verso).

Atrativos

São inúmeros os atrativos instalados nos 840 mil m² do parque, desde o seu fechamento em agosto de 2013. Logo na entrada principal, destaca-se a pequena fazenda, com dois pôneis e dois minibovinos, carneiros, galinhas e outros animais, para as crianças terem um primeiro contato com a vida rural, além da horta para cultivo de plantas diversas.

Quatro pedalinhos em formato de cisne foram adquiridos para uso no Lago das Carpas, que tem nas suas margens quiosques para o público realizar lanches e piqueniques. Futuramente, os pedalinhos serão transferidos para outro lago, maior, que será remodelado em uma segunda etapa. Foi feita também a reforma completa da Trilha do Cristo Redentor, que leva até o monumento, além de outras tilhas e caminhos do parque, e o próprio monumento recebeu pintura especial.

Há ainda área de recreação e academia ao ar livre. O zoológico foi também reformulado.

Serviço

O parque localizado no km 55/56, da pista sult da Via Anchieta, funciona das 8 às 17h, menos às segundas-feiras.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter