Banner Codevida

Ônibus voltam a circular pelo Viaduto Mário Covas neste feriado

A estrutura do equipamento, que corria risco de desabamento, foi recuperada pela Ecovias

Comentar
Compartilhar
15 NOV 2017Por Caroline Souza12h00
O viaduto é um dos principais acessos de quem vai para Praia GrandeFoto: Rodrigo Montaldi/DL

Após 30 dias de interdição, o Viaduto Mário Covas, na Vila Margarida, em São Vicente, foi liberado nesta quarta-feira (15) para o tráfego de veículos pesados. A estrutura do equipamento, que corria risco de desabamento, foi recuperada pela Ecovias.

O viaduto é um dos principais acessos de quem vai para Praia Grande e faz parte do percurso de linhas intermunicipais da Área Continental. Com a liberação da circulação de veículos pesados, desde a meia noite desta quarta-feira, os ônibus voltaram ao seu percurso normal. Caminhões também estão liberados no trecho.

Interdição

O viaduto estava interditado para tráfego de ônibus e caminhões desde o dia 15 de outubro, devido às obras para eliminar o risco de desabamento. De acordo com laudos apresentados pela Ecovias, pilares de sustentação do ­equipamento estavam comprometidos.

A Rodovia dos Imigrantes, cuja responsabilidade administrativa pertence à Ecovias, passa por baixo do viaduto. Por isso, a concessionária realiza vistorias periódicas no local e há três anos alertava a Administração Municipal para problemas estruturais.

Por conta da demora da Prefeitura em resolver esses problemas, a Ecovias entrou com uma ação contra a Administração. Em 22 de setembro, a Justiça determinou que fossem realizados os reparos.

Após a prefeitura alegar “impossibilidade técnica, financeira e procedimental” para recuperar a estrutura, a concessionária se comprometeu, em um acordo judicial, a executar os serviços no viaduto municipal e cobrar os custos posteriormente. A Prefeitura, por sua vez, assumiu a organização do tráfego durante os dias de interdição parcial.

Colunas

Contraponto