X

Cotidiano

ONG transfere sede de trabalho para rua no Centro de Santos

Com dificuldades financeiras, ONG Sem Fronteiras não consegue pagar há 60 dias o aluguel do galpão onde está instalada

Rafaella Martinez

Publicado em 29/09/2016 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Recicladores fazem trabalho em via pública, na esquina da Rua da Constituição com a Rua General Câmara, no Centro / Rodrigo Montaldi/DL

Na esquina da Rua da Constituição com a Rua General Câmara, no Centro de Santos, montanhas de papelão e garrafas estão empilhadas desde a noite da última terça-feira (27). Longe de serem considerados produtos descartáveis, o material é fonte de renda e escape para aproximadamente 60 pessoas que trabalham e colaboram com a ONG Sem Fronteiras, organização não-governamental sem fins lucrativos localizada em Santos e que atua há seis anos na área da reciclagem e inclusão social.

Com dificuldade financeira e sem apoio, há 60 dias a ONG não consegue arcar com o aluguel do espaço onde está localizada. A saída para que os beneficiados continuem atuando no trabalho foi alocar os materiais na rua e fazer ali mesmo o serviço. A maior parte dos recicladores são pessoas em situação de rua, dependentes químicos e pacientes do Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS).

A ONG funciona com a compra e revenda de materiais recicláveis. Os produtos são levados por catadores de materiais até a sede da cooperativa ou coletados pela própria instituição nas ruas e empresas particulares. Todos os materiais são revendidos e o lucro obtido paga a ajuda de custo aos recicladores e o aluguel do espaço.

Os trabalhadores atuam em duas frentes: produção geral e produção flutuante. A primeira é formada por trabalhadores com horários fixos. A segunda é oriunda da população em situação de rua, que apenas leva os materiais até a ONG e não cumpre horários. A partir do momento em que as pessoas começam a ter compromisso e responsabilidade, passam a integrar a produção geral.

Espaço

A instituição ­busca apoio da Prefeitura de Santos para a cessão de um galpão, nas imediações do cemitério do Saboó, para fazer a triagem dos materiais.

A ONG foi parceira da Prefeitura no projeto da recicleta, apresentado no começo deste ano pela Secretaria de Meio Ambiente de Santos. Com o objetivo de substituir as carroças do sistema de reciclagem de Santos por triciclos, a recicleta tem capacidade para 150 quilos e mede, ao todo, quatro metros.

Retorno

A Prefeitura de Santos informou, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que o projeto de recicletas apresentado pela ONG Sem Fronteira foi aprovado e R$ 200 mil serão liberados até o final do ano para a aquisição dos equipamentos, treinamento, EPI’s e seguro.

Além disso, a ONG solicitou autorização para atuar na Coleta Seletiva, o que foi permitido por meio da assinatura de um Termo de Cooperação que possibilitou a regularização da coleta.

Sobre o terreno indicado, destaca que o mesmo está em uma área da União cedida para a Prefeitura e que tenta acordo com a SPU com o objetivo de solucionar o impasse para depois a proposta de uso ser ­analisada.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter