X

Cotidiano

Número de unidades de Saúde Mental cresce em todo Brasil

Quantidade de Centros de Atenção Psicossocial cresceu 1.658,7% entre 1998 e 2017 de acordo com o Ministério da Saúde

Rafaella Martinez

Publicado em 17/05/2017 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cartaz feito por usuários do CAPS II de Guarujá traduz a nova forma de fazer política pública para Saúde Mental / Rodrigo Montaldi/DL

Um modelo humanizado, que muda o foco da hospitalização como centro ou única possibilidade de tratamento às pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Essa é a ideia da Reforma Psiquiátrica (Lei 10.216), de autoria do ex-deputado  federal Paulo Delgado e que foi sancionada em abril de 2001. De lá para cá, o Brasil registrou um expressivo aumento no número de unidades de apoio psicossocial: a quantidade de CAPS no país cresceu 1.658,7% entre 1998 (148 CAPS) e março de 2017 (2.455) e o número de Unidades de Acolhimento (UA), passou de 10 para 59 entre 2012 e 2015, um aumento de 590%.

Na visão da psicóloga e doutora em Psicologia Social, Maria Izabel Calil Stamato, a luta antimanicomial e a reforma psiquiátrica no Brasil vieram para dar parâmetros para o tratamento.

“Quando o paciente tem uma doença mental, em primeiro lugar é preciso entender a doença mental contextualizada na realidade deste paciente. Não dá para dizer que tudo é orgânico. Se é um distúrbio químico precisa ser tratado quimicamente, mas se é um distúrbio mental isso precisa ser tratado em sua origem, senão vamos continuar tratando apenas o sintoma”, conta.

Para ela, a mudança na política pública pretende combater o estigma às pessoas com transtornos mentais.

“Depois que alguém era internado em um hospital psiquiátrico essa pessoa ganhava um rótulo que o acompanhava para sempre. A luta antimanicomial fez com que o foco passasse de doença mental para saúde mental, que são coisas opostas. A reforma psiquiátrica é resultado de toda essa luta e não apenas proíbe a criação de novos hospitais psiquiátricos, mas cria novos dispositivos onde, na discussão sobre saúde mental, estejam juntos o paciente e os familiares”, pondera a psicóloga.

Hoje os serviços de atendimento à população estão organizados no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Ao todo, são sete componentes, o que diminui a necessidade de leitos de saúde mental, considerando que o acompanhamento dos pacientes pela rede previne a necessidade de internação psiquiátrica: Atenção Básica; Atenção Psicossocial Especializada; Atenção Residencial de Caráter Transitório; Atenção Hospitalar; Estratégias de Desinstitucionalização e Estratégias de Reabilitação Psicossocial, através de iniciativas de trabalho e geração de renda, empreendimentos solidários e cooperativas sociais.  

Em nota, o Ministério da Saúde informa que os principais atendimentos são realizados nos 2.455 Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) presentes em todos os estados do país e no Distrito Federal, onde o usuário recebe atendimento próximo da família e de seu território, assistência multiprofissional, e cuidado terapêutico, conforme o quadro de saúde. Nesses locais também há possibilidade de acolhimento noturno e/ou cuidado contínuo em situações de maior complexidade quando há avaliação da equipe de referência para isto.

Programa De Volta Pra Casa

Além das unidades de saúde que compõe a RAPS, o Ministério da Saúde criou em 2003 o Programa De Volta Pra Casa. Por meio dele, o Governo Federal tem contribuído para facilitar a reinserção social desses usuários do SUS que foram isolados do convívio social, por meio do auxílio-reabilitação psicossocial. Nos últimos 5 anos, o programa aumentou em 12,2% o número de pessoas beneficiadas com auxílio-reabilitação psicossocial de R$ 412 por mês, passando de 3.961 em 2011 para 4.445 em 2016.

“Cabe ressaltar que a gestão do SUS é compartilhada entre a União, que estabelece as diretrizes das políticas de saúde, e os estados e municípios, responsáveis pela execução dos serviços, bem como de toda a organização da rede de assistência à saúde da população, custeados com repasses federais, estaduais e municipais”, afirma a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde.

Luta Antimanicomial

Izabel Calil conta que o pilar da reforma psiquiátrica tem fundamento em Michel Foucalt, que mostra em seus estudos que o hospital psiquiátrico tem a predominância do modelo médico que traz poder para o médico (o que acontece em qualquer hospital). No entanto, o diagnóstico de uma doença mental é de uma questão subjetiva que vai depender da visão do profissional de saúde.

“Do ponto de vista concreto, a ideia é que se o individuo esta em crise ele vá para um hospital geral que tenha uma enfermaria para lidar com essa questão. Ao mesmo tempo criam-se os CAPS (que dependendo do nível possui leito para internação breve) e que tem atividades onde ele receba acompanhamento psiquiátrico e psicológico, bem como atividades de inserção, além de uma equipe que possa dar atenção necessária para ele se reequilibrar”.

Ela afirma que a ideia é interessante, pois vem articulada com todas as outras secretarias.

“A política de Saúde Mental é muito bem colocada. Hoje depois de alguns anos percebemos que ainda existem algumas necessidades. Também é uma política que implica em investimento: não adianta criar os CAPS e transforma-los em mini manicômios, aonde o paciente vai lá, pega o remédio, não faz nenhuma atividade e volta para casa”, afirma a psicóloga, acrescentando que a proposta da reforma psiquiátrica é excelente, mas implica em visões de mundo, ciência e humanidade que ela não acredita que estejam presente nas políticas que existem atualmente, de modo geral.

O que determina a Reforma Psiquiátrica (Lei 10.216/2001)

Após tramitar no Congresso por 12 anos, a lei enumera uma série de direitos do portador de transtorno mental, tais como: acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde; ser tratada com humanidade e respeito; ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua ­hospitalização involuntária; ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis; e ser tratada, preferencialmente, em serviços ­comunitários de saúde mental.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter