Entrada da Cidade

Número de multas por uso de celular ao volante aumenta em Santos

As notificações incluem dirigir e realizar ligações utilizando fone ou prendendo o celular ao ouvido; segurar o celular com uma das mãos para fazer ligações; manusear o celular, como digitar mensagens de texto.

Comentar
Compartilhar
16 SET 2018Por Caroline Souza10h09
O motorista só pode utilizar o celular quando estacionado.Foto: Paolo Perillo/DL

O número de multas para motoristas de Santos que usam celular ao volante foi de 7.924 no primeiro semestre de 2018, um aumento de 13,4% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da CET.

As notificações incluem dirigir e realizar ligações utilizando fone ou prendendo o celular ao ouvido; segurar o celular com uma das mãos para fazer ligações; manusear o celular, como digitar mensagens de texto. 

A primeira é considerada infração média e gera multa de R$ 130,16, além de quatro pontos na carteira. Já as outras duas são infrações gravíssimas e rendem multa de R$ 293,47 mais sete pontos na carteira. 

O motorista só pode utilizar o celular quando estacionado. Parado no sinal vermelho também não pode, pois está em trânsito.

A CET-Santos afirma realizar campanhas educativas a respeito do assunto, alertando sobre o perigo de dirigir utilizando o celular. “Nas últimas campanhas da Semana Nacional do Trânsito, em Santos, o celular foi o tema principal. Em 2016, sob o título ‘Eu sou + 1 por um trânsito + seguro’, e no ano passado, com o tema ‘As suas escolhas geram consequências no trânsito’”, disse, em nota.

Dados do Detran - SP mostram aumento em toda a Baixada

De acordo com os dados contabilizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP), 1.086 motoristas da Baixada Santista foram multados pelo uso de celular ao volante, até julho deste ano. No mesmo período do ano anterior, foram 900 multas.

Esses números dizem respeito apenas às autuações registradas pelo Detran SP. Não estão contabilizadas as multas por órgãos de trânsito municipais e rodoviários.

Guarujá foi a cidade da Baixada que recebeu mais multas, 313, até julho deste ano; contra 194 no mesmo período do ano passado. Seguida de Santos (231); Praia Grande (178); e São Vicente (143).

Já Mongaguá e Itanhaém tiveram uma pequena redução, de 28 para 18 e de 45 para 24, respectivamente.

SV terá programação para a Semana Nacional de Trânsito

Nesta terça-feira (18) acontecerá, em São Vicente, a abertura da Semana Nacional de Trânsito, comemorada do dia 18 a 25 de setembro, em todo País desde 1997. O evento tem como intuito a conscientização da sociedade por meio de ações educativas relacionadas ao tema de cada ano, e divulgar a programação de atividades a serem realizadas em pontos da Cidade durante a semana. Aberta ao público, a programação inicia às 10 horas na Câmara Municipal (Rua Jacob Emmerich, 1195 - Bitaru).

A principal atração do evento será a palestra “O idoso no trânsito contemporâneo”, ministrada pelo agente de trânsito, Alexandre Ribeiro Martins, que coincide com a escolha do tema de 2018, “Nós Somos o Trânsito”, feita pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O foco para melhor idade, segundo o palestrante, “é dar dicas ao idoso de como atuar no trânsito quando é pedestre, passageiro no transporte público ou quando está dirigindo. Procuro conscientizar, também, sobre seus direitos e deveres no trânsito e falar sobre a travessia como deve ser feita de forma segura”.  

A organização convidou pessoas da melhor idade de entidades e conselho da Cidade para fazer parte do público. Após o aprendizado passado pelo palestrante, perguntas serão feitas referente ao assunto e aqueles que responderem corretamente receberão, de brinde, uma camiseta estampada com o tema “Nós Somos o Trânsito”. 

Para encerrar a programação, dois funcionários do Município serão homenageados, pois exercem suas profissões há muito tempo. A previsão do término do evento, promovido pela Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans), é por volta do meio-dia.

 

Colunas

Contraponto