19 de Março de 2024 • 00:03
O intenso calor dos últimos dias não tem sido empecilho para as compras de Natal no Centro de São Vicente / Divulgação/PMSV
O intenso calor dos últimos dias não tem sido empecilho para as compras de Natal no Centro de São Vicente. Conhecida como a “25 de Março” da Baixada Santista, o Município abriga o maior centro comercial da Baixada Santista, é um dos mais procurados para a compra de presentes. De acordo com a Secretaria de Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp), é esperado aumento de 4% nas vendas de fim de ano.
Brinquedos infantis, cosméticos, vestuário, sapatos, bijuterias e até lingeries são facilmente encontrados na Rua Martim Afonso. As variadas opções de presentes atraíram a auxiliar administrativa Sônia Gonçalves, de 43 anos, a completar a lista de presentes para uma boa ação. “Todo ano eu ajudo uma creche com sacolinhas de Natal. Moro em Santos e venho para cá porque consigo achar todos os presentes de uma vez só”. Em uma loja de sapatos, ela encontra um dos últimos itens e afirma: “O preço é bem melhor”.
Uma das novas tendências do comércio vicentino são as “lojas de R$20”, onde é possível comprar blusas, vestidos, saias e outras peças por um preço mais acessível. “Nessas lojinhas o preço é bem mais em conta, consigo comprar roupas para a família toda e ainda sobra um dinheirinho para mim”, brinca a diarista Lúcia Ferreira Martins, de 60 anos, que foi comprar roupas e presentes para as duas netas.
Comércio
O aumento de vendas já é esperado pelos comerciantes do Centro. Para a vendedora de calçados Cristiane Pereira, de 32 anos, a expectativa é que o movimento melhore até a véspera do Natal. “Ainda não vimos o comércio encher como esperamos, mas, nas próximas semanas, esperamos vender mais”.
Pesquisa
A Associação Comercial de São Vicente realizou pesquisa no final de novembro para conhecer o que o consumidor mais procura nesta época do ano. O vestuário é o campeão de vendas nas opções de presentes, sendo citado por 61% dos entrevistados. Calçados aparecem em seguida com 45%, acompanhados de perfumes e cosméticos (31%) e brinquedos (22%). Empatados, a pesquisa cita que acessórios, livros e produtos eletrônicos são opções de presente para 11% dos compradores.
O levantamento também abordou quais seriam as pessoas mais presenteadas neste natal. Metade dos entrevistados respondeu que buscam presentes para suas mães e filhos. Sobrinhos aparecem na pesquisa com 44%, enquanto maridos e esposas são citados por 22%. Pais alcançam 20% e namorados (as) correspondem a 17% das opções de quem será presenteado.
A procura por presentes em lojas físicas é a opção mais citada pelos entrevistados, correspondendo a 62%. Shopping (30%) e compras on-line (17%) aparecem em seguida.
Polícia
O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha
Polícia
Segundo o boletim, pelo menos outras duas salas foram invadidas