X

O lixo recolhido foi pesado e triado para separação dos recicláveis / Fernando Yokota

Cerca de 350 pessoas se encontraram hoje pela manhã na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, em Santos, para celebrar o Clean Up Day – Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias.

Munidos com sacos de lixo e amor pelo planeta, o grupo seguiu pela areia até o Canal 6 retirando da praia tudo o que não deveria estar lá.

Ao fim da ação, em frente ao Aquário, o lixo recolhido foi pesado e triado para separação dos recicláveis. No total, mais de 95 kg de resíduos foram tirados das praias.

Em Santos, o mutirão foi organizado pelo Instituto Mar Azul, responsável pela organização do evento desde 2012. O diretor da entidade, Hailton Santos, explicou que o objetivo da campanha vai além da limpeza.

"É importante conscientizar as pessoas sobre a importância de descartar o lixo corretamente e cuidar do meio ambiente porque os animais marinhos acabam se alimentando, principalmente, de plástico e muitos acabam morrendo", explica ele.

Maykon Clemente e Pedro Trasmonte, criadores da Morphos Ambiental, participaram do evento e contaram que na última sexta-feira, durante um passeio pela praia no fim do dia, ficaram abismados com a quantidade de lixo na areia.

"É um absurdo o jeito como algumas pessoas tratam a praia. É só parar para observar o tanto de lixo jogado na areia no fim de um dia de sol", declara Maykon.

Pódio da sujeira. Segundo o diretor do Instituto Mar Azul, o tipo de lixo encontrado em maior quantidade na ação de hoje foram bitucas de cigarro, seguido por plásticos diversos e canudinhos. Isopor também tem sido encontrado em demasia.

"Antigamente, a gente comia milho no sabugo, agora comemos em pratinhos de isopor. Quando o milho acaba, muita gente coloca o potinho vazio debaixo da cadeira, mas como ele é leve acaba voando e fica por isso mesmo. Outra coisa que já reparei é que algumas pessoas passam o tempo na praia picotando esse isopor e esses pedacinhos acabam se espalhando mais ainda por aí", explica Hailton.

Voluntários. Além de voluntários, fizeram parte do mutirão de limpeza estudantes das universidades da região, a Brasil Terminal Portuário (BTP) e a Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport), os Meninos da Vila, Morphos Ambiental, três grupos de escoteiros da cidade, ongs ambientais, Projeto Mantas do Brasil e Lar das Moças Cegas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) apoiou a ação.

Funcionários da Sabesp também estiveram presentes fornecendo água limpa para as equipes e lembrando da importância dela para a vida no planeta.

Domingo também terá mutirão

Neste domingo a ação de limpeza de Rios e Praias continua. Desta vez o Instituto EcoFaxina fará a ação voluntária no manguezal. O grupo fornecerá transporte gratuito com saída às 8 horas da rua Dr. Oswaldo Cruz, 266, no Boqueirão, em Santos.

Em Bertioga, voluntários do Greenpeace farão a limpeza das praias da Orla (centro), Itaguaré, Guaratuba e Boracéia e dos rios Jaguareguava, Itapanhau, Itaguaré e Guaratuba. O ponto de encontro será no Restaurante Vila das Ostras, na Praia de Itaguaré, às 10h30.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

Guarujá

Mais de 40 vagas de emprego serão ofertadas no PAT de Guarujá, nesta terça (23)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter